Brasil pode chegar a 5 mil mortes diárias, diz pesquisa

Pesquisa aponta que a pandemia pode atingir seu estado mais letal entre abril e maio

Por: Bianca Antunes | 25 março - 17:47

Uma pesquisa produzida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) aponta que a pandemia de covid-19 pode atingir seu estado mais letal entre abril e maio no Brasil. Nesse período, até cinco mil pessoas podem morrer por dia com a doença.

O estudo é baseado na evolução da curva de casos e óbitos diários no Brasil e utiliza um modelo matemático-epidemiológico para fazer as projeções.

Leito de UTI lotado de pacientes com Covid-19

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O pesquisador Márcio Watanabe, pós-doutor em Epidemiologia e membro do Departamento de Estatística da instituição, destaca que o estudo é influenciado por e variáveis que podem mudar, como taxa de ocupação de leitos e o ritmo da campanha de vacinação contra a doença.

“A transmissão é mais acelerada no outono, começa a subir um pouco antes ou um pouco depois da estação. Por isso, começa a subir em maio, e atingem o pico entre maio e junho no hemisfério sul. Isso acontece também com pneumonia, gripe, até por isso a campanha de vacinação contra a gripe costuma se dar em abril, para evitar o pico quando ele poderia ocorrer. Nós prevemos um pico com algo entre quatro e cinco mil mortos”, afirma Watanabe.

LEIA TAMBÉM:

SP irá vacinar profissionais de saúde autônomos com mais de 53 anos na segunda (29)

Em nota, Anvisa anuncia que empresas aumentaram a produção de oxigênio em 200%

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você