Associação Médica Brasileira diz que uso de remédios sem eficácia contra covid-19 devem ser banidos

O posicionamento é contrário ao de julho do ano passado que defendia a autonomia do médico para receitar medicamentos

Por: Marina Ponchio Gomes Ferreira | 23 março - 16:42

Nesta terça-feira (23) a Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou um boletim na qual condena o uso de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid-19. O posicionamento vai contra a decisão deles de julho do ano passado que defendia que os médicos deveriam ter autonomia para receitar medicamentos aos pacientes.

No novo texto da AMB é dito que “Reafirmamos que, infelizmente, medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da covid-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida”, 

Segundo CNS, Ministério da Saúde cancelou compra de remédios para intubação em agosto de 2020

Foto: Reprodução/Pixabay

No boletim eles reforçaram a necessidade de prevenção do coronavírus e cita mais 13 pontos para o enfrentamento da pandemia. Entre eles são citados a necessidade de acelerar a vacinação, manter o isolamento social e a urgência para suprir a falta de medicamentos no atendimento de pacientes internados.

O documento divulgado hoje encerra uma polêmica que envolvia a associação, segundo eles as entidades médicas que tinham posicionamento neutro poderiam escolher o tratamento para pacientes com covid.

Uso do kit ‘covid’

O uso de medicamentos sem comprovação eficaz contra a covid-19 já levou 5 pacientes a fazerem transplante de fígado em São Paulo. Nesse coquetel de remédios, estão inclusos a hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e anticoagulantes.

Medicamentos como a ivermectina já foram desaconselhados pelo Agência Europeia de Medicamentos.

LEIA MAIS

ABTO diz que transplantados têm dez vezes mais riscos de morrer de covid-19

TCU recebe pedido para investigar governo federal sobre o cancelamento de compras de ‘Kit intubação’ em 2020

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você