Apesar dos números altos, pandemia pode ser controlada em poucos meses, afirma diretor-geral da OMS

Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou que os números de casos aumentaram muito, mas com os instrumentos certos, a pandemia pode ser controlada

Por: Aline Bueno Silvestre | 20 abril - 20:27

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que apesar das altas consecutivas de casos de Covid-19 pelo mundo, a pandemia pode ser controlada em poucos meses.

Ele relembrou, durante a entrevista virtual nesta segunda-feira (19), que os novos casos aumentaram pela oitava semana seguida, enquanto as mortes por Covid-19 estão na quinta semana de alta.

OMS pode ser controlada em meses, segundo OMS

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Segundo Tedros, se tiver igualdade na distribuição de vacinas e firmeza nas respostas ao problema, a pandemia é controlada “em questão de meses”.

 “Nós temos os instrumentos para manter essa pandemia sob controle em questão de meses, se os aplicarmos de modo consistente e equitativo”, afirmou.

O diretor já tinha defendido que o mundo inteiro está observando o sofrimento do Brasil na pandemia da Covid-19. Segundo Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde no país, os dois têm mantido um diálogo para garantir doses de vacina.

Greta Thunberg participou da coletiva virtual, defendendo a distribuição de vacina para países pobres com pessoas de risco antes dos países ricos vacinarem os mais jovens. 

Além disso, a ativista ambiental também falou da falha de Jair Bolsonaro (sem partido), presidente do Brasil, em não assumir a responsabilidade na preservação das vidas perdidas. Leia a matéria completa.

LEIA MAIS:

Variante da Covid-19 encontrada em Manaus está em 52 países, segundo a OMS

OMS questiona criação do passaporte para vacinados, e teme por aumento da desigualdade

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você