Ao menos uma dose de vacina foi aplicada em quase 17,6 milhões de brasileiros
Dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa
Por: Maria de Toledo Leite | 31 março - 20:02
O balanço da vacinação contra a Covid-19 aponta que ao menos uma dose de vacina contra a doença já foi aplicada em 17.620.872 pessoas, o que representa 8,32% da população brasileira.
A aplicação da segunda dose das vacinas foi feita em pouco mais de 5 milhões de brasileiros pelos estados e Distrito Federal, referente à 2,40% da população do país. O total de doses aplicadas em todo o Brasil é de 22.717.483.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em comparação com os dados divulgados ontem, terça-feira (30), foram aplicadas mais 833.830 doses no total. No balanço anterior, 8% da população havia recebido pelo menos a primeira dose e 2,34% a segunda.
O Brasil enfrenta um momento crítico da pandemia. São registrados recordes de mortes e casos de coronavírus diariamente, além de altas taxas de ocupação hospitalar.
Médico da Casa branca aponta preocupação com pandemia no Brasil
Sobre a distribuição de vacinas, o Instituto Butantan disse que entregou 12,1 milhões de doses da Coronavac em março. A previsão para o fim do mês é que sejam entregues mais 10,6 milhões de vacinas, completando os 22,7 milhões combinados com o Ministério da Saúde.
Já a Fiocruz informou que entregou 1,08 milhões de doses da AstraZeneca e que até o fim de março deve entregar mais 2,8 milhões para o Ministério da Saúde. Isso completará 3,9 milhões de vacinas para o mês de março. Confira o cronograma de entrega de vacinas.
Foi anunciado também que o Instituto Butantan e a Fiocruz preveem a entrega de 27 milhões de doses no mês de abril.
O consórcio de veículos de imprensa:
Formado em junho de 2020, o consórcio foi uma resposta a ação do presidente Jair Bolsonaro de, na época, não divulgar os dados relacionados a pandemia.
Jornalistas de G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL coletam as informações nas secretarias de Saúde, e divulgam em conjunto o número de óbitos por covid-19, a quantidade de pessoas contaminadas e a média móvel, que indica em quais estados a pandemia está aumentando, diminuindo ou continua estável.
LEIA MAIS NOTÍCIAS:
Em SP, dois grupos etários atingem 100% de vacinação na primeira dose
Relatório do governo dos EUA critica a situação de direitos humanos durante o governo de Bolsonaro
Lira questiona “o Brasil distribuiu 34 milhões de doses de vacina, por que só temos 18 milhões de doses aplicadas?”