Anvisa e Butantan se reunem para discutir soro contra covid-19

O objetivo do soro é amenizar os sintomas da doença nas pessoas já infectadas

Por: Bianca Antunes | 19 março - 16:00

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai se reunir nesta sexta-feira (19) com representantes do Instituto Butantan para discutir o início de testes em humanos do soro contra covid-19

O soro foi desenvolvido pelo Butantan e teve bons resultados em sua pesquisa inicial. Entretanto, de acordo com a Anvisa, o protocolo clínico da pesquisa ainda não foi apresentado e é indispensável.

Foto: Reprodução/Pixbay

Documentos iniciais e o Dossiê Específico de Ensaios Clínico foram entregues nos dias 2 e 10 de março. Assim, o encontro de hoje será para tratar das informações que ainda faltam.

“É importante esclarecer também que nenhum estudo em humanos com esse soro foi realizado até o momento, o que requer atenção da agência reguladora na análise. As informações que se tem até o momento referem-se a estudos em animais”, diz comunicado.

O soro anti-covid

O objetivo do soro produzido pelo Butantan é amenizar os sintomas da doença nas pessoas já infectadas. A autorização da Anvisa irá permitir que o soro seja testado em pessoas que estão contaminadas para descobrir qual a dose necessária para obter os efeitos desejados.

Os cavalos, além de ajudarem a produzir o soro, também participaram dos testes. O vírus inativo não os provoca danos e nem se multiplica no organismo, apenas estimula a produção de anticorpos. Os resultados se demonstraram seguros e efeitos em testes feitos em animais.

Dimas Covas, diretor do instituto, informou que “os animais que foram tratados tiveram o pulmão protegido, mostrando a efetividade do estudo.” De acordo com o instituto paulistano, existem três mil frascos prontos para serem utilizados no estudo clínico. Saiba mais.

LEIA MAIS NOTÍCAS:

Bruno Covas confirma 1º morte por falta de atendimento em UTI

Butantan irá produzir 46 milhões de doses de vacina até o fim de abril

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você