Anvisa autoriza uso emergencial da vacina da Janssen contra Covid-19

Vacina do grupo Johnson & Johnson é a primeira em dose única aprovada para uso no Brasil e Ministério da Saúde já garantiu a compra de 38 milhões de doses

Por: Marina Correa de Genaro | 31 março - 15:29

Foi liberado nesta quarta-feira (31) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso emergencial da vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, contra a Covid-19.

Três dos cincos membros da Diretoria Colegiada da agência já se manifestaram a favor do uso temporário do imunizante, garantindo a maioria necessária para aprovação do uso emergencial. Os outros dois, que inclui o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, ainda não votaram.

Caixa com vacina da farmacêutica Janssen

Foto: Reprodução/Scott Olson/Getty Images/France Presse

Foi solicitado na quarta (24) o uso emergencial de seu imunizante contra a Covid-19 no Brasil. Com a decisão da agência, a vacina pode agora ser aplicada na população brasileira.

A entrega de 38 milhões de doses do imunizante, que faz parte do Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, deve começar em julho e até setembro devem ser entregues 16,9 milhões de doses.

Gustavo Mendes Lima Santos, gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da agência, afirmou que a Anvisa não observou efeitos colaterais que possam causar questões graves em razão do uso do imunizante, mas foi ressaltado algumas incertezas em relação ao imunizante, incluindo ausência de dados sobre uso concomitante com outras vacinas, a segurança de longo prazo, e a incerteza sobre a eficácia da vacina contra as novas variantes do coronavírus.

Foi recomendando também pela área de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa o uso do imunizante.

LEIA MAIS:

Janssen e União Africana negociam até 400 milhões de vacina contra Covid-19

Pfizer e BioNTech anunciam eficácia de 100% da vacina contra Covid-19 em adolescentes

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você