“Vamos fazer grande campanha, junto aos profissionais de saúde, para o uso racional do oxigênio”, afirma Queiroga
O Ministro da Saúde deu a declaração durante audiência do Senado
Por: Aline Bueno Silvestre | 29 março - 21:16
Nesta segunda-feira (29), o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que o ministério de sua responsabilidade deve criar campanha para ‘uso racional do oxigênio’.
A informação foi passada durante uma audiência no Senado. De acordo com o G1, ele afirmou ainda que muitas pessoas recebem oxigênio nos hospitais sem estar precisando de imediato.

Foto: Reprodução/Pixabay
“Todos sabemos que muitas pessoas chegam aos hospitais e aí, às vezes, a primeira providência é colocar o oxigênio nasal em quem não precisa do oxigênio. Então, vamos tentar economizar. Vamos fazer grande campanha, junto aos profissionais de saúde, para o uso racional do oxigênio”, disse.
A situação do oxigênio nos estados
No dia 23 de março, o Ministério da Saúde divulgou que seis estados estão em situação crítica por falta de oxigênio. No mesmo dia, o Mato Grosso divulgou que a falta do equipamento de respiração iria afetar 28 cidades do estado.
No dia 25, a Anvisa anunciou que as empresas aumentaram a produção de oxigênio em 200%. Além disso, a agência anunciou também a criação de um painel para monitorar a gestão do equipamento.
A campanha anunciada por Queiroga surge no dia em que o país atingiu um novo recorde na média móvel de mortes, chegando a 2.634.
LEIA MAIS:
Tomba caminhão que transportava oxigênio na serra de Petrópolis, RJ
Queiroga diz que acesso ao kit intubação será normalizado em 15 dias