Um terço dos recuperados da covid-19 sofre com distúrbios neurológicos ou mentais
Especialistas acreditam que a pandemia pode levar a uma onda de problemas mentais
Por: Bianca Antunes | 07 abril - 15:04
Um em cada três pessoas que se recuperaram após contaminação da covid-19 apresenta distúrbio cerebral ou psiquiátrico dentro de seis meses, afirma pesquisa com mais de 230 mil pacientes.
Os especialistas acreditam que a pandemia pode levar a uma onda de problemas mentais e neurológicos, mas dizem que não está clara qual a ligação do vírus às condições psiquiátricas.

Foto: Divulgação/Pixabay
O estudo, que foi publicado na revista Lancet Psychiatry, concluiu que 34% dos recuperados foram diagnosticados com doenças psiquiátricas ou neurológicas. Ansiedade (17%) e depressão (14%) são os diagnósticos mais comuns entre os 14 distúrbios vistos. Entre os mais raros estão derrame (7%) e demência (2%).
Os pesquisadores ainda afirmam que os casos são significativos, principalmente nos que tiveram casos mais graves da doença. “Nossos resultados indicam que doenças cerebrais e distúrbios psiquiátricos são mais comuns após a covid-19 do que após a gripe ou outras infecções respiratórias”, disse Max Taquet, psiquiatra da Universidade britânica de Oxford.
LEIA TAMBÉM:
Reino Unido começa aplicação da vacina Moderna contra a covid-19
Governo de SP anuncia arrecadação de 500 mil cestas de alimentos
Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: