Um terço dos recuperados da covid-19 sofre com distúrbios neurológicos ou mentais

Especialistas acreditam que a pandemia pode levar a uma onda de problemas mentais

Por: Bianca Antunes | 07 abril - 15:04

Um em cada três pessoas que se recuperaram após contaminação da covid-19 apresenta  distúrbio cerebral ou psiquiátrico dentro de seis meses, afirma pesquisa com mais de 230 mil pacientes.

Os especialistas acreditam que a pandemia pode levar a uma onda de problemas mentais e neurológicos, mas dizem que não está clara qual a ligação do vírus às condições psiquiátricas.

Foto: Divulgação/Pixabay

O estudo, que foi publicado na revista Lancet Psychiatry, concluiu que 34% dos recuperados foram diagnosticados com doenças psiquiátricas ou neurológicas. Ansiedade (17%) e depressão (14%) são os diagnósticos mais comuns entre os 14 distúrbios vistos. Entre os mais raros estão derrame (7%) e demência (2%).

Os pesquisadores ainda afirmam que os casos são significativos, principalmente nos que tiveram casos mais graves da doença. “Nossos resultados indicam que doenças cerebrais e distúrbios psiquiátricos são mais comuns após a covid-19 do que após a gripe ou outras infecções respiratórias”, disse Max Taquet, psiquiatra da Universidade britânica de Oxford.

LEIA TAMBÉM:

Reino Unido começa aplicação da vacina Moderna contra a covid-19

Governo de SP anuncia arrecadação de 500 mil cestas de alimentos

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: