Pesquisadores da USP encontram coronavírus na gengiva de vítimas

O vírus foi encontrado por autópsia feita em pacientes que faleceram com a doença

Por: Aline Bueno Silvestre | 26 março - 21:35

Os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) detectaram a presença do coronavírus na gengiva, região periodontal, de vítimas da Covid-19.

Para realizar o procedimento, os pesquisadores tiveram que fazer uma autópsia pouco invasiva em algumas vítimas que estiveram no Hospital das Clínicas da faculdade.

Pesquisadores encontram coronavírus na gengiva de vítimas

Foto: Reprodução/Pixabay

Nos resultados, eles perceberam a presença do SARS-CoV-2 no tecido periodontal. Eles foram divulgados no Journal of Oral Microbiology, tendo apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Outros poucos vírus já foram detectados em gengivas. Por isso, os pesquisadores relatam a importância desse resultado. Bruno Fernandes Matuch, um dos pesquisadores, relatou à CNN os fatores que demonstram os resultados.

“A presença do SARS-CoV-2 no tecido periodontal pode ser um dos fatores que contribuem para a presença desse vírus na saliva de pacientes infectados e demonstra que as origens do novo coronavírus em gotículas salivares não são somente as vias respiratórias”, afirmou Bruno.

Agora, existe a hipótese de que a chamada periodontite, uma inflamação grave da gengiva, possa piorar os casos de Covid-19. Isso deve acontecer porque, de acordo com o Portal do Governo, pessoas que possuem periodontite têm mais secreção do fluxo gengival, que faz parte da saliva.

Dessa forma, isso pode elevar a carga do vírus na saliva.

Outros avanços da ciência no Brasil

As notícias de atualização da ciência brasileira também anunciaram uma nova vacina 100% de produção do país. A Butanvan foi anunciada por João Dória (PSDB), governador de São Paulo. Logo depois, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, anunciou outra vacina de produção brasileira.

Enquanto isso, outras vacinas em parceria com institutos mundiais estão sendo aplicadas na população. Confira o cronograma de vacinas completo.

LEIA MAIS:

Com produção nacional, Queiroga afirma que Brasil vai vacinar mais de 2 milhões por dia

Pesquisa da UFF prevê que Brasil pode chegar a 5 mil mortes diárias por Covid-19

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você