Número de transplantes cai 17% no estado de SP no 1° trimestre de 2021

De acordo com a Central de Transplantes de SP, no primeiro trimestre o estado realizou 1.695 transplantes. São 359 procedimentos a menos do que no mesmo período do ano passado

Por: Marina Correa de Genaro | 26 abril - 13:00

O estado de São Paulo registrou nos três primeiros meses de 2021, uma queda de 17% no número de transplantes de órgãos e tecidos, de acordo com a Central de Transplantes de SP. 1.695 procedimentos foram registrados, contra 2.054 no mesmo período de 2020.

Francisco Salomão, coordenador da entidade, diz que essa queda se dá por conta da Covid-19. “No primeiro trimestre do ano passado, a pandemia ainda não repercutia no campo da transplantação”, explica.

transplante

Foto: Governo do Estado da Bahia

No momento atual, 17.633 pacientes estão aguardando na fila por um transplante. Entre janeiro e abril de 2021, aumentou em 12% o número de pessoas aguardando pelo transplante de córnea, e em 13% o número de pessoas aguardando por um pulmão.

“Entre março e setembro de 2020, tivemos seis meses de cirurgias eletivas de córnea suspensas. Por isso o número de pacientes aguardando córnea ainda está acumulado”, afirma o coordenador da Central.

Francisco explica que, no caso do pulmão, o aproveitamento do órgão de doadores falecidos é menor que 3%. “O alvo do coronavírus é o trato respiratório. Além disso, as equipes estão mais criteriosas em realizar essa modalidade de transplante.

A Secretaria de Saúde de SP, afirmou em nota que as medidas de segurança e novos protocolos foram adotados com a pandemia, e que, de acordo diretrizes do SUS, pessoas com diagnóstico de Covid-19 com menos de 28 dias de regressão completa dos sintomas não podem ser doadores de órgãos.

Segundo a Central de Transplantes, em 2020, cerca de 7% de potenciais doadores não puderam fazer a doação de órgãos por conta da pandemia da Covid-19.

LEIA MAIS

Entenda por que pacientes que usaram o “kit Covid” precisam de transplante de fígado

Queiroga diz que estados sofrem dificuldades com a 2ª dose da Coronavac

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você