Fiocruz espera produzir 15 milhões de doses de vacina por dia

As vacinas da Covid-19, de produção totalmente nacional, estão previstas para serem distribuídas em outubro

Por: Aline Bueno Silvestre | 07 abril - 21:18

Nesta quarta-feira (7), o diretor da Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, divulgou que a produção nacional de vacina contra a Covid-19 no Brasil deve chegar a 15 milhões por mês. A instituição é a responsável pela produção da vacina Oxford/AstraZeneca.

Porém, a decisão depende ainda do licenciamento da farmacêutica. Ainda, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a expectativa é distribuir  em outubro vacinas totalmente nacionais e com insumos fabricados no Brasil. 

Fiocruz diz esperar produzir mais de 15 milhões de vacinas por dia

Foto: Governo do Estado de São Paulo

De acordo com Zuma, a pré-validação dos lotes deve começar em maio ou junho. As informações foram dadas por ele durante transmissão nas redes sociais da Federação Brasileira de Bancos (Febrabran).

“Em maio ou, no mais tardar, junho, a gente espera começar a produção dos primeiros lotes de pré-validação. Se tudo der certo, a gente espera distribuir a vacina totalmente nacional a partir de outubro”, disse.

*Com informações da CNN Brasil

O ritmo da vacinação no Brasil

Ainda nesta quarta-feira (7), o Butantan suspendeu a produção da CoronaVac temporariamente por falta de insumos. Até então, 10% da população brasileira já recebeu a primeira dose da vacina, com média de 628 aplicações por dia.

No total, 21.471.016 pessoas já receberam a primeira dose. Com a segunda dose, apenas 2.8% recebeu, cerca de 6.089.060 pessoas.

LEIA MAIS:

Governo de SP registra 87 casos de variantes da Covid-19, mas especialistas garantem que o número é ainda maior

Decisões que autorizaram entidades a importar vacinas sem doação ao SUS são suspensas

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você