Doria enviou nove ofícios ao Ministério da Saúde por kit intubação e todos “foram ignorados”

Deputado critica "a comunicação e da resolução de conflitos dos governos, tanto federal, quanto a do estadual são falhas"

Por: Larissa Placca | 16 abril - 20:05

O coordenador da bancada paulista na Câmara, deputado Vinícius Poit (Novo-SP), disse que os deputados foram surpreendidos pelo apelo do governador João Doria (PSDB-SP) para que cobrassem o envio de medicamentos do kit intubação para São Paulo.

Por meio das redes sociais, Doria disse, nesta quinta (15), que enviou nove ofícios ao Ministério da Saúde solicitando medicamentos para intubação, mas os pedidos “foram ignorados”.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), em coletiva de imprensa;

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), em coletiva de imprensa; Foto: Agência Brasil/Divulgação

“Venho por meio deste solicitar medidas expressas e urgentes do Ministério da Saúde para recompor os estoques de medicamentos utilizados em intubação nos hospitais que possuem leitos destinados para covid-19”, diz o primeiro ofício, emitido em 3 de março, e destinado nominalmente ao então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Os demais pedidos, reforçam a urgência em conseguir a medicação sedativa e analgésica necessária durante o período de respiração mecânica. No último documento, encaminhado já a Marcelo Queiroga, atual ministro da Saúde, no dia 13 de abril, Dória afirma que há mais de 40 dias formaliza ao Ministério, “solicitações de medidas expressas e urgentes para apoio na recomposição dos estoques de medicamentos do “kit intubação” sem sucesso e sem retorno”.

O deputado disse que não foi avisado e soube do acontecido pelas postagens no Twitter. “A bancada sempre esteve aberta ao diálogo e a pensar junto com o governo as melhores soluções. Mídias sociais não resolvem nada”, disse Poit.

Para Vinícius Poit, a comunicação e a resolução de conflitos dos governos, tanto federal, quanto a do estadual são falhas. “O governo Bolsonaro está tendo uma péssima gestão da pandemia, mas o governo de São Paulo não dá um bom exemplo. Nós, da bancada, só ficamos sabendo dos trâmites pelas redes. É necessário maior diálogo e maior parceria”, disse.

O que é o kit intubação?

O kit intubação são medicamentos como relaxante muscular e anestésicos usados para intubar os pacientes. Com os casos de Covid-19 aumentando ainda no Brasil, com recorde na média móvel de mortes recente, os kits intubação são essenciais para conseguir fazer a ventilação mecânica e ajudar pacientes internados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Moraes pede tempo para analisar decretos das armas e suspende julgamento no STF

Bruno Covas tem ‘novos pontos’ de câncer no fígados e nos ossos, segundo boletim médico

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você