Coronavírus: Estudo aponta sobrepeso como fator de risco para intubação

Pesquisadores usaram como base os bancos de dados de 238 hospitais norte-americanos; 71.491 pacientes foram analisados

Por: Caroline Ripani | 05 abril - 14:49

Uma pesquisa conduzida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, mostrou que a obesidade e o sobrepeso foram fatores de risco para 79% dos infectados com covid-19 que precisaram de intubação, ou de tratamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Enquanto indivíduos obesos já faziam parte do grupo de risco, a novidade está no sobrepeso, que corresponde a 28,3% das pessoas analisadas.

Mulher segura sua gordura

Foto: Reprodução/Freepik

De acordo com o estudo, o sobrepeso e a obesidade foram fatores de risco para ventilação mecânica invasiva, e a obesidade foi um fator de risco para hospitalização e morte, principalmente entre adultos com menos de 65 anos.

Para chegar a tal resultado, os pesquisadores usaram como base os bancos de dados de 238 hospitais norte-americanos, onde foi analisado o Índice de Massa Corporal (IMC), de 71.491 pacientes internados com o novo coronavírus.

O sobrepeso, que muitas vezes tende a virar obesidade, dificulta a reposta imunológica do organismo, possibilitando o surgimento de forma grave da covid-19. Em pessoas com o peso considerado ideal para sua altura, o organismo consegue desenvolver anticorpos para o combate da doença, antes que ela se instale e acabe provocando uma infecção generalizada.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Alimentação pode ter relação com agravamento de covid-19, diz cientista

Sintomas da covid-19 são mais persistentes em mulheres entre 40 e 50 anos

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você