Com parede falsa, hospital do Pará escondia respiradores novos, afirma funcionária

Foram descobertos 19 respiradores novos no Hospital Regional Abelardo Santos em uma sala com parede falsa

Por: Aline Bueno Silvestre | 17 abril - 20:34

Após vistoria feita no Hospital Regional Abelardo Santos, a 20 quilômetros de Belém, no Pará, 19 respiradores novos foram encontrados em uma parede falsa do local. O hospital era referência no combate à Covid-19.

A parede falsa numa sala da unidade hospitalar foi descoberta durante a troca de gestão da administração do hospital, Organização Social de Saúde (OSS) Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu, em 22 de março.

Hospital do Pará armazenava respiradores em parede falsa, diz funcionária

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A instituição fica no distrito de Icoaraci. Para a CNN Brasil, o governo do Pará afirmou que está investigando porque os aparelhos ainda não foram usados.

A funcionária informou que foi preciso quebrar uma parede para ter acesso aos respiradores. “Todo o patrimônio do hospital é contabilizado e esses 19 aparelhos eram registrados, mas estavam desaparecidos. E o setor financeiro da Secretaria Estadual de Saúde estava à procura deles. Porque foi uma compra e eles sabiam. Algumas pessoas muito restritas ficaram sabendo, mas a história foi abafada.”, afirmou.

No entanto, a Secretaria de Saúde do Estado do Pará negou a informação da parede falsa.

Após a denúncia do Ministério Público do Pará, a Marisa Belini de Oliviera, juíza da 3ª Vara da Fazenda de Belém, ordenou que 2,18 milhões de reais e imóveis de 11 réus fiquem indisponíveis. A investigação analisa desvio de dinheiro.

A situação da pandemia no Brasil

Na sexta-feira (16), o Brasil chegou a 3.305 mortos por  Covid-19 em um dia, alcançando 368,7 mil desde o começo da pandemia. Depois do mês de março ser o mais letal, abril pode ultrapassar 24 mil mortos e superar.

Na vacinação, já foram mais de 25,7 milhões de brasileiros que receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

LEIA MAIS:

Cidades de SP recebem mais de 407 mil “kits intubação” doados por empresas privadas

O que sabemos sobre os casos de reinfecção da covid-19

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você