Asteroide não vai colidir com a Terra nos próximos 100 anos, diz Nasa

O Apophis foi retirado das duas listas de risco de impacto

Por: Bianca Antunes | 29 março - 15:42

Na sexta-feira (26), 0 Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da Nasa divulgou que o o asteroide 99942 Apophis não deve causar nenhum impacto ao planeta pelos próximos 100 anos.

Descoberto em 2004, foi considerado um dos mais perigosos com potencial para impactar o planeta. Ficou conhecido como “asteroide do juízo final” e estava no terceiro lugar entre as maiores ameaças de objetos próximos à Terra, na categoria de “potencialmente perigosos”.

Foto: Divulgação/Pixabay

Agora, o Apophis foi retirado das duas listas de risco de impacto das agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (Esa).

Asteroide do juízo final

Estudos anteriores alertavam que o asteroide de 370 metros de diâmetro, tamanho de três campos de futebol, poderia representar uma séria ameaça à Terra. Os astrônomos estimavam que ele se aproximaria em 2029.

O temor era que, com seus 450 metros de comprimento e 41 milhões de toneladas, o asteroide atingisse a Terra. Se isso acontecesse, devastaria uma enorme região, liberando o equivalente a 1.150 megatons de TNT.