Anvisa registra 9 mortes por uso do ‘kit covid’

Também foi visto um crescimento no número de reações adversas

Por: Bianca Antunes | 06 abril - 16:47

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) registrou, desde março de 2020, 9 mortes por uso dos medicamentos que fazem parte do ‘kit covid’. Também foi visto um crescimento no número de reações adversas causadas pelo uso desses medicamentos.

As informações são do Painel de Notificações de Farmacovigilância, da Anvisa.

Segundo CNS, Ministério da Saúde cancelou compra de remédios para intubação em agosto de 2020

Foto: Reprodução/Pixabay

O ‘kit covid’ é formado por remédios sem eficácia comprovada contra a covid-19, e por isso, desaconselhados pelas maiores autoridades de saúde do mundo. A cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina foram distribuídas pelo governo federal aos estados.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é incentivador do uso de alguns desses medicamentos, como a cloroquina, que o presidente afirma ter usado em seu tratamento e ajudado em sua recuperação.

Reações adversas

As notificações no Painel de Notificações de Farmacovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por efeitos adversos decorrentes do uso de medicamentos do “kit Covid” como cloroquina e hidroxicloroquina em 2020 dispararam na comparação com o ano anterior.

Em especial da cloroquina, o aumento nas notificações por efeitos adversos foi 558% com relação à 2019 e 2020. Leia mais.

LEIA TAMBÉM:

Sputnik V: Comissão do Senado quer informações da Anvisa sobre liberação da vacina

Governo escolhe enfermeira para secretaria especial de combate à Covid-19

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você