Anvisa alerta riscos da automedicação e do uso de remédios sem orientação profissional

Ao menos nove mortes foram notificadas devido ao uso indevido de medicamentos do 'Kit Covid', após o início da Pandemia em março de 2020

Por: Larissa Placca | 05 abril - 23:40

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado, nesta segunda-feira (5), alertando os riscos da automedicação e do uso de remédios sem orientação profissional.

Ao menos nove mortes foram notificadas devido ao uso indevido de medicamentos do ‘Kit Covid’, após o início da Pandemia em março de 2020.

‘Kit Covid’: conheça os medicamentos que fazem parte do “tratamento precoce” da doença

comprimido de remédio

Foto: Agência Brasil/Divulgação

As notificações no Painel de Notificações de Farmacovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por efeitos adversos decorrentes do uso de medicamentos apontou um crescimento nos dados de 128%.

Em especial, da cloroquina, o aumento nas notificações por efeitos adversos foi 558% com relação à 2019 e 2020.

“Todo medicamento apresenta riscos associados ao seu consumo e seu uso deve ser baseado na relação benefício-risco, ou seja, os benefícios para o paciente devem superar os riscos associados ao uso do produto”, avaliou a agência. “Essa avaliação deve ser pautada em critérios técnico-científicos, de acordo com as características do paciente e do conhecimento que se tem sobre a doença.”

A Anvisa, responsável pela liberação do uso de medicamentos em geral no país, reforça que o uso excessivo, indevido ou o subuso de qualquer medicamento resulta em riscos para a saúde.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Preço dos alimentos sobe pelo 9º mês seguido; entenda porque isso ainda acontece

PGR defende redistribuição de ação que proíbe cultos presenciais ao ministro Nunes Marques

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você