Taylor Swift: processo de plágio por famoso hit da cantora chega ao fim após decisão inesperada

Taylor Swift: processo de plágio por famoso hit da cantora chega ao fim após decisão inesperada - Metropolitana FM

O processo contra Taylor Swift, por causa de um suposto plágio do hitShake It Off”, chegou ao fim após cinco anos de batalha judicial. Os compositores Sean Hall e Nathan Butler acusaram a cantora por violação de direitos autorais na composição da famosa faixa musical presente no álbum “1989” (2014).

+ Parabéns, Taylor Swift! Veja 10 looks da aniversariante do dia perfeitos para as festas de fim de ano

Após Taylor comparecer perante um tribunal dos EUA, mostrando novos documentos que comprovam a legitimidade de “Shake It Off”, e um julgamento que aconteceria em janeiro de 2023, a cantora conseguiu um verdadeiro “milagre”.

Os advogados da musa pop e os compositores chegaram a um acordo na corte da Califórnia (EUA). Segundo informações da Billboard, os acusadores desistiram do processo e pedem ao juiz que “anule a ação em sua totalidade”.

Não ficou claro se houve algum tipo de negociação, como um acordo financeiro ou mudança nos créditos do hitShake It Off”, para que o caso foi arquivado.

Vale destacar que os advogados da musa pop acusaram os compositores de tentarem “trapacear” ao monopolizar frases simples.

Um juiz havia arquivado esse caso no ano de 2018, afirmando que os trechos seriam muito “banais” para terem sido plagiados. Mas foi reaberto em 2021.

Por que Taylor Swift foi acusada de possível plágio com o hitShake It Off”?

Em 2017, os compositores Sean Hall e Nathan Butler entraram com uma ação de violação de direitos autorais alegando que o refrão do hitShake It Off” foi plagiado da canção “Playas Gon’ Play”, que eles escreveram para o grupo 3LW, no ano de 2001.

A frase que gerou o processo é: “playas, they gonna play” e “haters, they gonna hate”. Em “Shake it Off“, Taylor canta “Cause the players gonna play, play, play, play, play and the haters gonna hate, hate, hate, hate, hate”.

Durante o processo, Taylor precisou comparecer perante um tribunal dos EUA e mostrar novos documentos que comprovam a legitimidade da música. Ela também revelou de onde tirou inspiração para escrever “Shake It Off”.

“Em parte nas experiências na minha vida e, em particular, no implacável julgamento público da minha vida pessoal, reportagens no estilo ‘clickbait‘, manipulação pública e outras formas de crítica pessoal negativa que aprendi que só precisava sacudir e focar na minha música”, declarou a cantora.

Essa não é a primeira vez que a canção “Shake It Off” foi acusada de plágio. Em 2015, o cantor Jesse Braham, conhecido também como Jesse Graham, acusou Taylor por usar letras parecidas da sua música “Haters Gone Hate”, no famoso hit pop de 2014.

Na época, a juíza responsável, Gail Standish, utilizou referências de outras músicas da Taylor em sua decisão judicial ao dispensar o processo.

SAIBA AS ÚLTIMAS NOVIDADES SOBRE TAYLOR SWIFT:

+ Taylor Swift é a grande estrela do People’s Choice Awards 2022; confira todos os ganhadores

+ Taylor Swift alcança novo recorde musical e faz história ao entrar em seleta lista especial

+ Taylor Swift conquista mais um feito inédito em parada da Billboard