Há 1 ano, morria Aldir Blanc. Relembre maiores sucessos do compositor

Compositor e escritor faleceu no ano passado, vítima da COVID-19

Por: Gabrielle Gonçalves | 04 maio - 18:52

Há 1 ano, em 4 de maio de 2020, morria o compositor e escritor Aldir Blanc, vítima da COVID-19. Blanc tinha 73 anos e estava internado no Hospital Universitário Pedro Ernesto, na zona norte do Rio de Janeiro, quando não resistiu às complicações da doença. Meses depois de sua morte, ele deu nome a uma lei que estabelece uma série de medidas emergenciais para o setor cultural e criativo. Hoje, vamos relembrar dez sucessos do letrista!

“Coração Pirata”

“Coração Pirata”, da banda Roupa Nova, é resultado da parceria entre Nando e Aldir Blanc. A música fez parte do LP “Frente e Versos” (1990). A canção também entrou na trilha sonora da novela da TV Globo Rainha da Sucata, lançada no mesmo ano.

“O Bêbado e a Equilibrista”

O “Bêbado e a Equilibrista” é uma canção composta por João Bosco e Aldir Blanc, e interpretada por Elis Regina no LP “Essa Mulher” (1979).

“Entre a Serpente e a Estrela”

“Entre a Serpente e a Estrela” é uma versão em português da música “Amarillo By Morning” do cantor norte-americano Terry Stafford. Composto por Aldir Blanc em 1992, o single foi gravado pelo cantor brasileiro Zé Ramalho.

“A Viagem”

“A Viagem” é uma canção composta por Cleberson Horsth e Aldir Blanc, em 1992. Grande sucesso do grupo brasileiro Roupa Nova, foi tema de abertura da telenovela de mesmo nome, da TV Globo.

“Corsário”

“Corsário” foi composta por Aldir Blanc e João Bosco, em 1981.

“Resposta ao Tempo”

“Resposta ao Tempo” é fruto de uma parceria de Aldir Blanc com o compositor e arranjador Cristóvão Barros. A canção foi apresentada a Nana Caymmi, que a gravou no álbum com o mesmo título, em 1998.

“De Frente Pro Crime”

Outra música composta por Aldir Blanc e João Bosco é “De Frente Pro Crime” (1977).

“Incompatibilidade de Gênios”

Mais uma vez, Aldir Blanc e João Bosco se reúnem. Em 1976, eles apresentaram “Incompatibilidade de Gênios”.

“Kid Cavaquinho”

“Kid Cavaquinho” (1975) é de Aldir Blanc e João Bosco.

“Bem Maior”

“Bem Maior” é a versão brasileira de é “Longer”, sucesso do cantor estadunidense Dan Fogelberg. Composta por Aldir Blanc, a letra foi interpretada pela banda Roupa Nova.

Fonte: Escritório Central de Arrecadação de Direitos (Ecad)

LEIA MAIS:

Senado aprova retomada do auxílio para profissionais do setor cultural

Ringo Starr revela qual a sua música favorita dos Beatles

Confira tudo que rolou no mundo dos famosos: