Converse investe na expressão artística com o projeto All Star Series em São Paulo

Converse investe na expressão artística com o projeto All Star Series em São Paulo - Metropolitana FM

A Converse trouxe, pela primeira vez, seu projeto global All Star Series – que reúne artistas emergentes do mundo inteiro – à América Latina, para sentir o ritmo do Carnaval brasileiro. O All Star Series São Paulo é a quarta edição do projeto global, com três edições anteriores feitas em colaboração com o parceiro de longa data da Converse, Tyler, the Creator, em Los Angeles, Paris e Sydney.

+ Lagum estreia nova fase musical com lançamento de EP especial

Ao todo 18 All Star foram selecionados, entre eles: músicos, DJs, criativos visuais, e criadores de narrativas. Os artistas se dividiram em grupos para aproveitar os seus talentos, habilidades e bagagens culturais para tornar a colaboração única e criativa. Com a divisão, os artistas puderam criar quatro músicas com as suas experiências e leituras da imersão no Carnaval paulistano, celebrando a mistura das sonoridades tradicionais do Brasil com outras batidas e harmonias que influenciam a cultura hoje.

A Converse convidou 18 artistas de dez países para o All Star Series São Paulo

A Converse convidou 18 artistas de dez países para o All Star Series São Paulo (Foto: Reprodução/Divulgação)

Além disso, eles tiveram a oportunidade de trabalhar com diversos mentores durante a semana, incluindo um dos maiores rappers brasileiros, Marcelo D2, conhecido pela maestria em misturar ritmos musicais, independente do gênero musical. Eles também puderam trabalhar com o produtor musical vencedor do Grammy Latino Nave Beatz, que trouxe perspectiva para as equipes no momento em que entraram no estúdio para começarem a criar as músicas.

Além de mentorear os grupos, Marcelo D2 e Nave Beatz assinaram a música “No Miolo (Me encontra Lá)“, que compõe a iniciativa Our Beat da Converse. A canção ainda contou com a participação dos All Stars brasileiros Diego Kairo, Mamma Gold e Virgo Virgo, que estreia nesta sexta-feira (17).

Nave Beatz e Marcelo D2 lançaram a música "No Miolo" em parceria com a All Star Series, da Converse

Nave Beatz e Marcelo D2 lançaram a música “No Miolo” em parceria com a All Star Series, da Converse (Foto: Reprodução/Divulgação)

Com funcionou?

Em seis dias de participação imersiva no Carnaval brasileiro e na cultura local, os All Stars, jovens artistas do cenário nacional e internacional, visitaram os blocos carnavalescos Ilú Obá de Min, Explode Coração e Cumbia Calavera; visitaram os grafites e pontos artísticos da cidade no Beco do Batman e no centro e participaram de workshops e festas com artistas locais para conhecerem melhor sobre a cultura do Carnaval. Essas atividades serviram de inspiração criativa para as entregas que realizaram em sua estadia no Brasil.

O primeiro grupo contou com a cantora californiana Samara, o DJ e produtor brasileiro Dazlboy, o músico coreano Han, a compositora polonesa Zalia e o fotógrafo nova-iorquino Daveed. Garfield, músico da Tailândia, a rapper, poeta e artista transgênero brasileira Omo Afefe, o cantor e compositor nigeriano baseado na Austrália Pricie; o DJ e produtor musical sul-africano Ginelio e o fotógrafo polonês Pawel Misko formam o segundo grupo. Já o terceiro reuniu, principalmente, músicos e produtores, como a produtora de rap e funk, Dayeh, o músico Henrique Breck, e a cantora e guitarrista mexicana Dali Mata a fotógrafa londrina Shenell. Por fim, as brasileiras Janvi e Luciana, formaram o quarto grupo com o DJ e produtor de sul-africano de hip-hop Steero e o também DJ e produtor parisiense Anthony.

Quais são as músicas?

  • Saudade“, obra do primeiro grupo, é uma faixa dançante, misturando funk, samba, reggae e pop para traduzir o sentimento de perder alguém especial que nunca mais será visto. Com letras em inglês, português e coreano, a faixa mira motivar recomeços.
  • One More Night in Brazil” é uma ode à experiência do segundo grupo de All Stars durante o Carnaval, com a mensagem de lutar pela liberdade de expressão através do ato de festejar. A faixa ressalta o poder da alegria em movimento unindo ritmos brasileiros tradicionais e funk.
  • Brasil com S” é um mix de rap e funk brasileiros, inspirado pela vida noturna de São Paulo na visão do terceiro grupo. Com uma batida poderosa composta por sons de guitarra e bateria, a faixa dá vida à música underground, muito admirada na cidade, junto de elementos de ritmos mexicanos, como o bolero.
  • Melanina” usa letras em inglês, português e francês para explorar as perspectivas multiculturais em torno da melanina – destacando o poder, a ancestralidade, a essência e beleza da cor. A faixa, criada coletivamente pelo quarto grupo, tem influência na house music, amapiano, drum ‘n bass brasileiro e também o hip-hop.

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo da música:

+ Ativista faz topless durante discurso de Avril Lavigne em premiação e roqueira toma atitude inusitada

+ Marília Mendonça: o que os fãs podem esperar do terceiro volume do projeto póstumo “Decretos Reais”?

+ João Bosco e Vinícius gravam projeto especial e anunciam novidades: “Tem muita coisa vindo!”