O Xbox Series X/S emulando PS2?

O vídeo está deixando a galera chocada

Por: Moacyr Alves Jr | 02 dezembro - 14:02

O PlayStation 2 é o console mais vendido de todos os tempos e aqui no Brasil não foi diferente, mas muitos de seus melhores jogos são agora muito mais difíceis de acessar, em parte por causa da falta de compatibilidade com sistemas modernos, e em parte porque o sistema é notoriamente difícil de emular. Mas, como se viu, o novo sistema da Microsoft faz um bom trabalho.

Como relata o VG247, o Xbox Series S tem um recurso chamado “Modo de desenvolvedor” e, quando está ativo, é possível rodar a emulação RetroArch no console da Microsoft. A partir daí, é possível fazer com que os jogos do PS2 rodem no sistema da Sony. Isso também seria possível no Xbox Series X, mais poderoso.

RetroArch no Xbox não é perfeito – e os jogos são limitados a um limite de 2 GB, o que significa que nem todo jogo PS2 é jogável – mas como você pode ver no vídeo abaixo da Modern Vintage Gamer, é possível jogar títulos PS2 como Metal Gear Solid 2 e Jak & Daxter no console. Os controles perfeitamente.

Claro, o Xbox Series X / S nunca vai suportar a emulação oficial do PlayStation – mas será interessante ver se o PS5 eventualmente apresenta melhores opções de compatibilidade com versões anteriores.