O que é etarismo? Dra. Anahy D’amico esclarece dúvidas sobre o tema
Nesta quinta-feira (14), a Dra. Anahy D’amico fez uma participação especial no Chupim, na Metropolitana FM. Durante o bate-papo, a psicóloga falou sobre etarismo e esclareceu dúvidas entorno do tema. Essa prática também pode ser chamada de idadismo, que é o preconceito contra pessoas por causa de sua idade.
“O etarismo é um preconceito e uma discriminação de uma pessoa em função da idade dela. E, no Brasil, se respeita muito pouco as pessoas de mais idade”, afirmou a terapeuta. “No trabalho, para você ter uma promoção, já é mais complicado, porque após os 50 anos você já é vista no fim da carreira”, exemplificou Anahy.
“Em processos seletivos eles privilegiam os jovens, porque eles associam a juventude a produtividade. Não leva em conta a experiência, o bom senso. A vivência daquela pessoa. Muito diferente do Japão, onde uma pessoa com mais idade é muito respeitada. Aqui é o ao contrário”, completou a psicóloga.
Saiba o que está rolando na TV e no mundo dos Famosos:
+ IZA senta completamente nua em rocha e tira foto chamativa no Instagram: “Vou printar”
Mulheres sofrem mais com etarismo? Dra. Anahy D’amico responde
Em seguida, a Dra. Anahy D’amico comentou sobre os casos de etarismo que recebe em seu escritório. De acordo com a psicóloga, as mulheres sofrem mais com esse tipo de preconceito. “Qualquer pessoa pode sofrer etarismo, só que as mulheres ainda sofrem um pouquinho a mais por causa da pressão pela beleza, pela juventude. A gente vê postagens no Instagram falando que, mulheres depois dos 25 anos, já está sem ‘valor de mercado’. A gente vê meninas fazendo procedimentos estéticos, arriscando a própria vida. Tudo para seguir um ideal de beleza que é irreal”, afirmou a terapeuta.