Especialistas analisam cirurgias plásticas de Rico Melquiades e fazem alerta: “Perigoso e preocupante”
Nesta terça-feira (17), o digital influencer Rico Melquiades realizou procedimentos cirúrgicos no rosto após “não aguentar mais ser chamado de feio”. Através dos stories do Instagram, o campeão de A Fazenda 13 desabafou sobre não estar conseguindo se sentir bem com a sua aparência, e por isso, está tentando mudar completamente.
“Tá insatisfeito com o seu rosto? Faça como eu: Transplante de cara”, iniciou ele. Nas redes sociais, Rico apareceu com o rosto todo enfaixado e com diversos curativos após ter feito os procedimentos.
“Primeiramente, de verdade mesmo, eu fiz essa transformação não foi nem por causa de mim. As pessoas me julgam muito no direct, falando: ‘Que rosto feio’, ‘Vai fazer um transplante de rosto’, ‘Apagaram a sua cara com tamanco’. É tanta coisa que eu recebo do meu rosto, que juro por Deus, eu tento ser forte mas não tem ser humano que seja forte. Então, eu tomei a iniciativa porque eu não aguentava mais ser chamado de feio”, relatou o influenciador.
Ver essa foto no Instagram
O perigo dos procedimentos estéticos na era digital
Rico Melquiades tomou essa decisão com o objetivo de recuperar a sua autoestima. No entanto, é crucial lembrar que realizar transformações drásticas na aparência pode trazer impactos emocionais e psicológicos profundos.
Segundo a médica especialista em estética Dra. Fernanda Nichelle, é preciso ter muita cautela ao decidir realizar procedimentos estéticos.
“Sempre existe um risco quando se toma uma decisão em realizar um procedimento estético apenas para melhorar a estética física sem necessidade, podendo trazer um resultado inestético e até mesmo problemas psicológicos para o paciente”, disse.
A médica também faz um alerta para evitar comparação nas redes sociais, por exemplo, ao buscar um resultado na vida real para ficar igual ao de um filtro.
“É comum ver casos de pacientes que levam fotos com efeitos e filtros de aplicativos, mostrando uma diferença do antes e depois e pedindo para o profissional deixá-lo da mesma forma. Isso é perigoso, pois é um resultado que nem sempre dá para se alcançar, afinal, estamos falando de um corpo humano e não de uma imagem digital. Com isso, infelizmente, vemos muitos resultados de procedimentos estéticos que não dão certo e muitos pacientes que, no final, se frustram”, completou.
O psicólogo Alexander Bez, que é especialista em relacionamentos e saúde mental, enfatiza a importância do acompanhamento psicológico para saber lidar de maneira positiva com a autoimagem.
“Trabalhar com a internet não é fácil, pois lidar com os internautas – que fazem muitas críticas, sejam elas construtivas ou negativas – é ter que trabalhar e criar uma grande habilidade interna e mental. Por isso, ter um acompanhamento psicológico é muito importante, principalmente para ajudar a lidar com certas situações”, afirma ele.
E acrescenta: “Quando chegamos ao ponto de deixar esses comentários nos afetar de forma tão invasiva, como aconteceu com o influencer Rico, isso se torna muito preocupante. Afinal, querer modificar algo em si mesmo com procedimentos estéticos e cirurgias que duram para a vida toda, simplesmente para não ouvir ou ler os comentários desagradáveis e desnecessários, pode trazer arrependimentos futuros caso o resultado desejado não seja alcançado. Estando certo dessa decisão [de modificar algo na aparência], ter o apoio da família é algo crucial, além de procurar um bom médico especialista na área que dê boas orientações, e assim, o paciente se sinta seguro”.
Fique por dentro de todas as notícias sobre famosos, beleza e estilo:
+ Jojo Todynho desabafa sobre a saúde do seu cabelo pós-bariátrica: “Cai e quebra muito”
+ Flay comemora 29 anos com festão e recebe convidados famosos; veja os looks
+ Cabelo ruivo é a nova febre entre as celebridades; inspire-se na maior tendência capilar do ano