Após Luana Piovani relatar sintomas da menopausa, médica especialista explica tudo o que acontece nessa fase

Após Luana Piovani relatar sintomas da menopausa, médica especialista explica tudo o que acontece nessa fase - Metropolitana FM

Recentemente, Luana Piovani abriu o jogo sobre os desconfortos que tem enfrentado, chamando atenção para um assunto que ainda é rodeado de tabus e desconhecimento: a menopausa.

+ Em Los Angeles, Luísa Sonza faz tatuagem diferentona e choca fãs

Sem papas na língua, a atriz revelou que já está passando pelos primeiros sintomas da menopausa. Aos 46 anos, ela contou que começou a esquecer algumas coisas de sua rotina e tem escutado um certo zumbido nos ouvidos.

“Esse negócio de menopausa não é mole, não. Eu já estou com um zumbido no ouvido, mas não me incomoda muito. Mas esquecer as coisas… ficar ‘ééééé…’, que coisa chata!”, disse Luana através dos stories de seu Instagram.

Luana Piovani

Luana Piovani relata sintomas da menopausa (Foto: Reprodução/Instagram)

Em setembro do ano passado, Piovani afirmou ter entrado de vez na menopausa, que é o período em que a mulher encerra seu ciclo reprodutivo. Agora, ela está começando a enfrentar os efeitos que essa fase traz.

“Bom, o assunto é o seguinte, sendo bem direta: menopausa. Eu tenho 46 anos mas já estou na menopausa, e não estou falando de pré-menopausa, estou falando de menopausa mesmo. Fiz os meus exames de sangue e constatei que estou na menopausa, o que tem uma vantagem ótima: a gente não precisa mais ficar usando fralda todo mês”, contou.

Na ocasião, Luana também falou da parte mais complicada dos sintomas: “Porém tem consequências chatas. Eu, por exemplo, estou passando agora por aquelas crises de calor. Já comecei a me medicar porque não dá para fazer novela no verão europeu com essas camisas de seda tendo crises de calor. Já estou tomando a minha testosteronazinha na medida para me ajudar e realmente está me ajudando, está amenizando”, explicou.

Como passar pela menopausa da forma mais tranquila possível?

A menopausa é uma fase natural na vida de toda mulher, que marca a passagem do período reprodutivo para o não reprodutivo. Essa transição pode ser mais ou menos difícil, a depender da pessoa e dos cuidados.

Segundo a Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua na área estética, na menopausa há uma diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona, e com isso, há também uma diminuição na produção de colágeno e das fibras de elastina, que ajudam a manter a pele mais firme e rejuvenescida. Também é normal nessa época as mulheres sentirem a pele mais seca.

“A flacidez aumenta, o cabelo fica mais ralo, então tudo isso acontece em decorrência, obviamente, de uma alteração hormonal que ocorre no corpo”, inicia a doutora.

E como amenizar esses efeitos negativos? De acordo com a especialista, existem vários procedimentos que podem ser feitos para ajudar a melhorar o aspecto da pele, dos cabelos e também para a qualidade de vida em geral melhorar.

“Entre esses procedimentos estão os lasers, ultrassons microfocados e tecnologias de um modo geral, além de cremes específicos. Em alguns casos, é necessário fazer alguma reposição hormonal com orientação de um médico endocrinologista, ou caso o paciente tenha uma orientação ginecológica”, explica.

“Exercícios físicos e ingestão de água também ajudam bastante, mas é extremamente importante o paciente ter um acompanhamento e um gerenciamento do envelhecimento, porque é uma época que merece uma atenção especial por parte dos médicos”, completou.

Além da Dra. Fernanda Nichelle, a Metropolitana FM também conversou exclusivamente com a jornalista e influenciadora digital Mara Ferraz, que trata de temas como relacionamentos e comportamento feminino para mulheres com mais de 40 anos.

“Quando entramos na menopausa, é essencial se informar sobre os sintomas que essa fase traz, quais são as limitações e se você precisa fazer reposição hormonal. É preciso lutar contra esses sintomas. Até acaba sendo comum algumas mulheres entrarem em depressão nesse período, sem saber que pode ser por conta desse novo ciclo”, disse Mara.

“Então, minha dica como mulher que já entrou na menopausa é: procure ajuda e vá ao médico, pois um bom profissional te dará todas as informações que você precisa saber. Ele te ajudará nesse processo, dando todo o apoio necessário”, finalizou ela.

Fique por dentro de todas as notícias sobre famosos, beleza e estilo:

+ Margot Robbie reinventa look da primeira Barbie da história em evento na Austrália

+ Bruna Linzmeyer usa look glamouroso e causa controvérsias na web ao deixar os pelos à mostra

+ Vitão surge irreconhecível ao renovar seu visual e divide opiniões de fãs