Irandhir Santos - Biografia, Últimas Notícias, Curiosidades, Idade e muito mais!

Irandhir Santos é um ator brasileiro, vencedor de prêmios internacionais e nacionais, ele atuou nas novelas 'Meu Pedacinho de Chão', 'Velho Chico', 'Amor de Mãe' e 'Pantanal'

O que faz: Ator

Onde nasceu: 22/08/1978 (idade 43 Anos), Barreiros, PE

Onde mora atualmente: Recife, PE

Signo: Leão

Elemento do Signo: Fogo

Biografia Irandhir Santos

Irandhir Santos Pinto é um ator brasileiro, filho de Helena Luz e Marcos Pinto, o ator é natural da cidade de Barreiros, Pernambuco. Em 2003, o ator terminou a graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Pernambuco.

O ator iniciou a sua carreira no teatro em 1996, ele integrou o elenco das seguintes peças: Liberdade, liberdade (1996), Duos: Um Olhar sobre o Amor (1997), A Importância de ser Prudente (1999), Cenas de uma Paixão (2000), Alheio (2000), A Ver Estrelas (2000), Ai, Serprente! (2000), O Rapto de Rodolfo (2003), Flash Clown (2003), Quem tem, tem medo! (2004).

Irandhir Santos: Carreira no Cinema

Em 2005, Irandhir Santos estreou nos cinemas, o ator interpretou Manoel no filme de estrada Cinema, Aspirinas e Urubus, Irandhir retornou às telas em 2007 como Joca em Amigos de Risco e Maninho no drama Baixio das Bestas, por sua interpretação como Maninho, o ator venceu a categoria de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Brasília.

Em 2008, o ator interpretou Anônimo no curta-metragem Décimo Segundo e Hector Fau no curta-metragem A Vida é Curta, no ano seguinte, Irandhir Santos foi o Narrador do drama Viajo porque Preciso, Volto porque Te Amo, Noca no drama Besouro e Nonato no drama Olhos Azuis.

Por sua interpretação no curta Décimo Segundo, o ator venceu a categoria de Melhor Ator no Festival de Cinema de Vitória e no Cine Ceará, Irandhir também venceu como Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Ator por sua interpretação no drama Olhos Azuis, ele venceu nos seguintes festivais: Festival Paulínia de Cinema, FestNatal, FestCine Goiânia Brazilian Film Festival of Miami.

O ator também venceu o Festival de Cinema de Triunfo e o Festival de Cinema Brasileiro de Paris na categoria de Melhor Ator, o primeiro por sua interpretação no drama Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo e o segundo por sua interpretação nos dramas Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te AmoOlhos Azuis.

Em 2010, Irandhir Santos interpretou um anônimo no curta-metragem Azul, Zé Renato no filme Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, Cabo Martin na comédia Quincas Berro d’Água, Wanderley no drama biográfico O Senhor do Labirinto e Diogo Fraga no filme policial Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro.

O ator foi homenageado Festival de Cinema de Triunfo e na Mostra de Cinema de Tiradentes pelo Conjunto da Obra, no mesmo ano, ele deu vida a Quim no drama A Hora e a Vez de Augusto Matraga e Zizo no drama Febre do Rato e, em 2012, Irandhir Santos interpretou Clodoaldo no suspense O Som ao Redor.

Em 2013, o ator foi o narrador do curta-metragem Deixem Diana em Paz e interpretou Clécio no drama Tatuagem. O ator esteve em cinco filmes em 2014, ele interpretou Ivo no drama Permanência, João no drama experimental Obra, Ney no drama Ausência, Lampião no faroeste A Luneta do Tempo e Joãozinho no roamance A História da Eternidade.

Em 2016, Irandhir Santos interpretou Roberval no suspense premiado Aquarius, no ano seguinte, o ator viveu Luzimar no drama Redemoinho. Em 2018, Irandhir Santos integrou o elenco do slasher O Animal Cordial onde interpretou Djair.

No ano seguinte, o ator fez um cameo no documentário Iran e, em 2020, Irandhir Santos interpretou Breno no drama Fim de Festa. O ator interpretou Omar Sharif no drama Piedade e  Luís no drama A Mesma Parte de um Homem.

Quais novelas Irandhir Santos fez?

Em 2007, o ator fez a sua estreia na televisão, em A Pedra no Reino, minissérie baseada nas obras Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta do dramaturgo nordestino Ariano Suassuna , Irandhir Santos interpretou Dom Pedro Diniz Quaderna.

Irandhir Santos retornou para a televisão em 2014 na novela Meu Pedacinho de Chão, no remake da novela de 1971, o ator viveu o protagonista Zelão, no mesmo ano, o ator integrou o elenco da minissérie Amores Roubados, na minissérie o ator deu vida a João da Silva.

Em 2016, o ator interpretou Bento dos Anjos na novela das nove Velho Chico, papel que rendeu ao ator o Prêmio Extra de Televisão na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Em 2017, Irandhir Santos interpretou Nael na minissérie Dois Irmãos, no ano seguinte, o ator interpretou Samir na série Onde Nascem os Fortes.

Entre 2019 e 2021, o ator interpretou Álvaro da Nóbrega, o empresário antagonista da novela Amor de Mãe. Atualmente, o ator está no remake de Pantanal, na primeira fase da novela ele interpretou Joventino Leôncio e, na segunda fase da trama, ele dá vida a José Lucas Leôncio/José Lucas de Nada.

Com quem Irandhir Santos é casado?

O ator está casado com o professor Roberto Efrem Filho desde 2014, o casal reside na capital pernambucana.

Artistas relacionados