Eterno Rei Pelé: confira as camisas mais icônicas usadas pelo jogador
Edson Arantes do Nascimento, o eterno Rei Pelé, o nosso rei do futebol, nos deixa hoje (29) aos 82 anos, mas o seu legado nos campos, seu amor pelo futebol e pelo povo brasileiro, são eternos e serão para sempre lembrados.
+ URGENTE! Pelé morre aos 82 anos e deixa legião de fãs desolados
Pelé é o maior jogador da história do futebol mundial, com 1282 gols marcados, em 1363 jogos disputados em sua carreira que iniciou aos 15 anos, e foi finalizada em 1º de outubro de 1977, aos 36 anos, quando o Rei do Futebol se aposentou dos campos.
Foi o Rei Pelé quem eternizou a “Camisa 10” durante a Copa do Mundo de 1958, com a camisa da Seleção Brasileira. Depois dele, o número 10 é o mais desejado pelos jogadores de futebol. Quem recebe a camisa 10, é reconhecido como o craque do time.
Ao longo de sua carreira, Pelé, defendeu profissionalmente apenas dois clubes, o Santos Futebol Clube, que é a sua maior paixão, e o New York Cosmos, time em que ele jogou nos Estado Unidos, após ter se aposentado aqui no Brasil. No entanto, ele vestiu outras camisas de times brasileiros em amistosos que participou.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Última camisa usada por Pelé em um jogo oficial em 1977
A última partida que Pelé, jogou de forma profissional foi para o time do New York Cosmos, em 28 de agosto de 1977, na final da liga dos Estados Unidos, contra o Seattle Sounders.
O time de Pelé, foi campeão, mas quem ganhou o maior troféu foi o jogador, Jimmy Mcalister, do time adversário, após a partida, ele pediu e guardou a camisa 10 do Rei do futebol. Por esses 45 anos, ele guardou a camisa de Pelé e só revelou esse tesouro, há poucos meses, durante uma entrevista que concedeu ao Esporte Espetacular.
Camisas de times que Pelé defendeu em amistosos e jogos festivos
Ainda jovem, Pelé, disputou um torneio de seleções estaduais, vestindo a camisa da Seleção Paulista. Em 1957, com apenas 16 anos, o rei defendeu o Vasco em uma competição amistosa. Já em 1978, Pelé, jogou pelo Fluminense contra a seleção da Nigéria, durante uma excursão pelo país africano. Em um amistoso contra o Atlético Mineiro, em 1979, o craque jogou com a camisa do Flamengo.
Mais notícias sobre o Rei Pelé:
+ Já tinha comprado? Pelé escolheu local onde queria ser enterrado
+ Pelé também foi cantor? Relembre a carreira musical do eterno Rei do Futebol
+ Filha de Pelé se pronuncia pela primeira vez após falecimento do pai e emociona