Rebelião de Stonewall Inn! Qual é o dia do Orgulho LGBTQIA+ e como ele surgiu?

Por: Laís | 02/06/22 - 17:45

Com a chegada do mês do Orgulho LGBTQIA+, a sociedade deve ser lembrada sobre todo o período em que o combate à homofobia e transfobia ainda era um objetivo longe de ser alcançado.

+ Veja mais notícias dos famosos

O movimento contra o preconceito ainda está em processo, mas algumas conquistas importantes já foram realizadas. Dentre elas, o próprio Dia do Orgulho Gay, comemorado no dia 28 de junho, que surgiu após um importante movimento intitulado Rebelião de Stonewall Inn.

Tudo começou em 1966, na cidade de Nova York, quando a lei ainda proibia membros da comunidade LGBTQIA+ de se reunirem publicamente foi revogada. Mesmo com a revogação da norma que impedia o direito pessoal das pessoas se relacionarem, policiais compareceram a um bar chamado Stonewall Inn, no dia 28 de junho de 1969 e tentaram prender violantamente 13 pessoas que faziam parte do movimento.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Parada do Orgulho LGBT de SP (@paradasp)

No entanto, imediatamente pessoas se mobilizaram em defesa das autoridades e a partir disso, nos dias seguintes, diversas mobilizações começaram a acontecer em diferentes lugares da cidade.

Exatamente um ano depois do ocorrido, uma homenagem foi realizada por uma multidão, que caminhou do bar Stonewall Inn até o Central Park, consagrando a primeira Parada Gay dos Estados Unidos e consequentemente, o Dia do Orgulho LGBTQIA+.

Quando a Parada LGBTQIA+ 2022 vai acontecer?

Depois de dois anos mantendo atividades somente de maneira virtual devido a pandemia da Covid-19, a Parada Gay, ou parada do Orgulho LGBTQIA+, vai voltar para as ruas de São Paulo!

A homenagem vai acontecer no dia 19 de junho e o tema escolhido é “Vote com orgulho por uma política que representa”.

OFERECIMENTO: VIVO, PATROCINADORA OFICIAL DA PARADA DO ORGULHO LGBT+ DE SÃO PAULO.

Confira tudo que está rolando no mundo dos famosos:

+ Fernanda Montenegro sofre acidente, quebra costelas e preocupa fãs: “Doendo muito”

+ Sem dinheiro? Advogada de Amber Heard faz revelação inesperada após punição da atriz

+ Presente de Deus? Mirella e Carol Narizinho trocam farpas após funkeira ser vista com o ex

Confira tudo que está rolando no mundo dos famosos!