Operação London Bridge: quais serão os planos para o funeral e sucessão da rainha Elizabeth II?
O estado de saúde da rainha Elizabeth II fez com que a “Operação London Bridge” se tornasse um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (8). Apesar do nome, a operação nada mais é que vários protocolos que o Palácio de Buckingham deve colocar em prática caso a morte da monarca seja confirmada.
+ Rainha Elizabeth II está sob supervisão médica após preocupação com seu estado de saúde
“Os olhos dela serão fechados e [o príncipe] Charles será rei. Os irmãos dele vão beijar as mãos dele. O primeiro funcionário a lidar com a notícia será o Sir Christopher Geidt, secretário particular da rainha e ex-diplomata que recebeu um segundo título de cavaleiro em 2014”, comunicou o jornal The Guardian anos atrás.
A primeira-ministra britânica Liz Truss só será notificada sobre o falecimento da monarca após essas formalidades. Os funcionários da realeza devem se comunicar discretamente. A nota oficial à imprensa internacional só será divulgada após todos os líderes do governo britânico estiverem cientes do ocorrido.
Assim que a notícia vier à público, o site da Família Real mostrará uma página preta confirmando a morte da rainha. As bandeiras dos prédios do governo serão abaixadas a meio mastro durante dez minutos. Os sinos das 16 mil igrejas do Reino Unido serão tocados com uma espécie de abafadores, tornando o som mais melancólico e prestando reverência à rainha.
Como acontecerá a sucessão?
Já nas primeiras 24h após a morte da mãe, Charles deve se reunir com Liz Truss e, então, iniciar uma viagem pelo Reino Unido, visitando a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte. Sua sucessão possui o codinome “Operação Maré de Primavera“.
Com a troca dos monarcas, o governo britânico deve emitir novas moedas e notas para renovar o seu design com o rosto do próximo rei. O mesmo acontecerá em países como Canadá, Austrália e a Nova Zelândia. O hino nacional do Reino Unido também deverá ser reformulado com a substituição de “rainha” para “rei”.
Estado de saúde de Rainha Elizabeth II
A rainha Elizabeth II foi colocada em supervisão médica na manhã desta quinta-feira (8) no palácio Balmoral, na Escócia. A decisão foi tomada após preocupação de médicos com seu quadro de saúde. Por enquanto, não foram divulgados muitos detalhes, porém, membros da família real foram convocados a estarem ao lado da monarca.
“Após uma avaliação nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde da Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha permanece confortável e em Balmoral”, declarou o Palácio de Buckingham em comunicado oficial.
Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos famosos:
+ Thammy nega que Bia Miranda, de “A Fazenda”, seja neta de Gretchen
+ Virginia Fonseca se derrete com barriga mexendo com a voz de Zé Felipe