Operação London Bridge: quais serão os planos para o funeral e sucessão da rainha Elizabeth II?

Operação London Bridge: quais serão os planos para o funeral e sucessão da rainha Elizabeth II? - Metropolitana FM

O estado de saúde da rainha Elizabeth II fez com que a “Operação London Bridge” se tornasse um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (8). Apesar do nome, a operação nada mais é que vários protocolos que o Palácio de Buckingham deve colocar em prática caso a morte da monarca seja confirmada.

+ Rainha Elizabeth II está sob supervisão médica após preocupação com seu estado de saúde

“Os olhos dela serão fechados e [o príncipe] Charles será rei. Os irmãos dele vão beijar as mãos dele. O primeiro funcionário a lidar com a notícia será o Sir Christopher Geidt, secretário particular da rainha e ex-diplomata que recebeu um segundo título de cavaleiro em 2014”, comunicou o jornal The Guardian anos atrás.

Rainha Elizabeth II está sob cuidados médicos em sua casa de verão na Escócia

Rainha Elizabeth II está sob cuidados médicos em sua casa de verão na Escócia (Foto: Reprodução: Joe Giddens/Pool Photo/AP)

A primeira-ministra britânica Liz Truss só será notificada sobre o falecimento da monarca após essas formalidades. Os funcionários da realeza devem se comunicar discretamente. A nota oficial à imprensa internacional só será divulgada após todos os líderes do governo britânico estiverem cientes do ocorrido.

Assim que a notícia vier à público, o site da Família Real mostrará uma página preta confirmando a morte da rainha. As bandeiras dos prédios do governo serão abaixadas a meio mastro durante dez minutos. Os sinos das 16 mil igrejas do Reino Unido serão tocados com uma espécie de abafadores, tornando o som mais melancólico e prestando reverência à rainha.

Como acontecerá a sucessão?

Já nas primeiras 24h após a morte da mãe, Charles deve se reunir com Liz Truss e, então, iniciar uma viagem pelo Reino Unido, visitando a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte. Sua sucessão possui o codinome “Operação Maré de Primavera“.

Charles foi o único herdeiro na história do Reino Unido a presenciar a cerimônia de coroação de seu genitor

Charles foi o único herdeiro na história do Reino Unido a presenciar a cerimônia de coroação de seu genitor (Foto: Reprodução/ Peter Cziborra – Reuters)

Com a troca dos monarcas, o governo britânico deve emitir novas moedas e notas para renovar o seu design com o rosto do próximo rei. O mesmo acontecerá em países como Canadá, Austrália e a Nova Zelândia. O hino nacional do Reino Unido também deverá ser reformulado com a substituição de “rainha” para “rei”.

Estado de saúde de Rainha Elizabeth II

A rainha Elizabeth II foi colocada em supervisão médica na manhã desta quinta-feira (8) no palácio Balmoral, na Escócia. A decisão foi tomada após preocupação de médicos com seu quadro de saúde. Por enquanto, não foram divulgados muitos detalhes, porém, membros da família real foram convocados a estarem ao lado da monarca.

“Após uma avaliação nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde da Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha permanece confortável e em Balmoral”, declarou o Palácio de Buckingham em comunicado oficial.

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos famosos:

+ Thammy nega que Bia Miranda, de “A Fazenda”, seja neta de Gretchen

+ Virginia Fonseca se derrete com barriga mexendo com a voz de Zé Felipe

+ Malvino Salvador afirma que foi um “presente” sair da TV Globo após 16 anos de contrato com a emissora