No Rio Grande do Sul, Fred Nicácio desabafa sobre dias como voluntário e expõe missão: “Meu lugar”

No Rio Grande do Sul, Fred Nicácio desabafa sobre dias como voluntário e expõe missão: “Meu lugar” - Metropolitana FM

Assim como outros ex-BBBs, o médico Fred Nicácio também tomou a decisão de viajar até o Rio Grande do Sul para se voluntariar na linha de frente e ajudar as famílias que perderam tudo na tragédia climática que o estado vem vivendo há algumas semanas. No entanto, em uma entrevista para a Revista CARAS, o médico detalhou um pouco mais como tem se sentido nas últimas semanas, além de falar sobre a rotina de voluntário e parabenizar a mobilização nacional.

+ Mãe de Davi Brito se filia à partido político e explica: “Eu quero atender as expectativas”

“A decisão de vir para o Rio Grande do Sul partiu de uma necessidade, de um desejo que nasceu no meu coração, em ajudar além das doações, além das postagens virtuais. Eu, como médico, acredito que poderia fazer mais, acredito que eu poderia doar o meu tempo, a minha presença física, o meu atendimento médico, aquilo que eu adquiri ao longo de anos no SUS, a minha experiência na pandemia”, iniciou ele, que não parou por ai: “É bom saber que eu posso fazer isso que eu faço e que eu farei isso quantas vezes forem necessárias. Poder estar nessa front é um “sim” para minha missão, sabe? É dizer “sim” para a profissão que eu escolhi lá atrás”, declarou.

Fred então falou sobre atuar na linha de frente e poder ser embaixador do Fundo Positivo, uma instituição apartidária que financia diversas ONGs no Brasil: “Reativar esse lugar que sempre existiu em mim, que é o do cuidado ao próximo, da assistência, é muito bom. Eu tenho me mobilizado para além dos atendimentos médicos, que já é uma mobilização gigantesca, porque estar aqui trabalhando diretamente com a população é extremamente desgastante, mas, ao mesmo tempo, é muito gratificante. Ninguém vem para cá obrigado, vem para cá porque quer, porque tem o desejo de poder ajudar”, finalizou.

Saiba como ajudar o Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul tem enfrentado uma catástrofe nunca antes vista e por conta de chuvas intensas, algumas cidades já estão embaixo da água e inúmeras pessoas e animais estão sem casa e morando em abrigo. Por conta disso, o Brasil se mobilizou no último final de semana para ajudar o estado. Além das ações governamentais, alguns doadores disponibilizaram pix e pontos de coletas para roupas e itens de higiene, além de alimentos não perecíveis e águas.

Para quem quiser ser voluntário no Rio Grande do Sul, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária. Os interessados devem preencher o cadastro no link: https://casamilitar-rs.com.br/voluntariado/

Além disso, algumas instituições estão com pix divulgados com o intuito de ajudar com compra de alimentos, itens necessários e até reconstruir as cidades.

  • Ação da Cidadania: PIX: sos@acaodacidadania.org.br
  • CUFA + Instituto Gol: PIX: doacoes@cufa.org.br
  • Gerando Falcoes + Instituto Ascendente Mentes: PIX: 39.974.512/0001-94

Para estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraná e Distrito Federal, as agências do correio estão recebendo doações para as vítimas da chuva e por isso, estão coletando e transportando gratuitamente os donativos. São aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de limpeza seco, itens de cama, mesa e banho e ração para pets.