LGBTQIA+: Entenda o significado por trás da bandeira lésbica

Por: Gabriela Ellin | 09/06/22 - 15:00

Já explicamos por aqui como surgiu a Revolta de Stonewall e como isso se tornou um símbolo na luta pela diversidade no mês de junho. Porém, outros movimentos e ativistas já estavam empenhados na causa, que foi como surgiu a bandeira lésbica e sua representação.

+ Veja mais notícias sobre a Parada LGBTQIA+

Em 1950, a Mattachine Society foi fundada para lutar pelos direitos homossexuais nos Estados Unidos e a ativista Barbara Gittings dedicou-se a dar visibilidade para as mulheres lésbicas quando se juntou ao grupo. No entanto, a história por trás da bandeira lésbica traz elementos que remetem à luta das mulheres na busca de seus direitos.

A bandeira, que recebeu o nome de Labrys, foi criada em 1999 pelo designer Sean Campbell e mescla símbolos usados pelas mulheres lésbicas durante a Segunda Guerra Mundial, como o triângulo invertido, que era utilizado por mulheres que não se encaixavam nos padrões impostos pela sociedade na época.

O machado também é usado para representar as mulheres lésbicas que foram perseguidas durante a Alemanha Nazista. No geral, a bandeira roxa, em resumo, é um símbolo de força enfrentado pelas mulheres que desafiavam o matriarcado e lutavam pelos seus direitos, incluindo até mesmo mulheres que não queriam ter filhos e as que lutavam por direitos feministas.

bandeira lésbica

Fonte: Reprodução

Quando a Parada LGBTQIA+ 2022 vai acontecer?

Após dois anos, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ volta às ruas no dia 19 de junho e o tema escolhido desta vez é “Vote com orgulho por uma política que representa”, destacando a importância na escolha do candidato que irá representar o Brasil nas eleições de outubro.

Além disso, diversos artistas e atrações irão se apresentar na Parada e outros eventos irão rolar em São Paulo, como a Feira Cultural da Diversidade, que antecede as celebrações pelo mês do Orgulho!

FIQUE POR DENTRO DO QUE ESTÁ ROLANDO NO MUNDO LGBTQIA+

+ Conheça a Feira Cultural da Diversidade, que aquece a parada LGBTQIA+

+ Mês do Orgulho LGBTQIA+! Veja 7 famosos que se assumiram

+ Orgulho LGBTQIA+! Relembre os temas de todas as Paradas de São Paulo

Confira tudo que está rolando no mundo dos famosos!