Quartas de final da Champions League começam hoje; confira os jogos

A partir de 2024, Champions League pode ter mudança em seu formato

Por: Thaynara Bernardo da Silva | 06 abril - 07:13

Nesta terça-feira (6), as quartas de final da Champions League será aberta por duas partidas às 16h: Real Madrid x Liverpool e Manchester City x Borussia Dortmund.

Mais dois duelos acontecem amanhã, também às 16h: Bayern de Munique x Paris Saint Germain – reedição da final do ano passado –  e Chelsea x Porto. Inclusive, o time português é considerado a zebra da competição, após eliminar a Juventus nas oitavas.

Real Madrid x Liverpool

Os espanhóis não vem fazendo um bom desempenho na temporada, mas ainda estão na briga pela La Liga e Champions. O Real Madrid conseguiu a classificação com duas vitórias sobre a Atalanta, da Itália. Agora, Zidane não poderá contar com Sergio Ramos (lesionado) e Hazard que se recupera de problema muscular. Assim, os merengues devem ir a campo com Courtois; Varane, Militão, Nacho; Vazquez, Modric, Casemiro, Kroos, Mendy; Vinicius Jr, Benzema.

Por outro lado, o Liverpool vem de vitória sobre o Arsenal por 3 a 0, e terá boa parte do seu elenco disponível. A provável escalação dos ingleses é Alisson; Alexander-Arnold, Phillips, Kabak, Robertson; Thiago, Fabinho, Wijnaldum; Salah, Firmino, Mane.

Manchester City x Borussia Dortmund

O City ainda não sabe o que é perder na Champions League. Nas oitavas de final venceu o Borussia Mönchengladbach com duas vitórias por 2 a 0. Para a partida desta terça-feira, Guardiola conta com os retornos de Cancelo, Raheem Sterling, Phil Foden e Gundogan – já Fernandinho é dúvida. Dessa forma, a provável escalação é Ederson; Cancelo, Dias, Stones, Mendy; Rodri, Gundogan, De Bruyne; Silva, Sterling, Foden.

Já o Borussia conta com a volta de Haaland, a estrela do time que marcou quatro gols nos últimos dois jogos da Champions, contra o Sevilla. O norueguês de 20 anos chegou a 20 gols marcados no torneio europeu. Edin Terzic deve mandar a campo Hitz; Can, Akanji, Hummels, Guerreiro; Delaney, Bellingham, Dahoud; Thorgan Hazard, Haaland, Reus.

Mudança de formato

Enquanto acontece o ponta pé das quartas de final, a Champions League pode ter seu formato alterado a partir de 2024. Isso porque há uma disputa política e financeira envolvendo os clubes europeus, UEFA e FIFA. A princípio, o novo modelo contaria com uma tabela única e novos critérios de classificação. A informação é do UOL.

Tudo começou quando os clubes europeus organizaram-se por uma “rebelião” conta o sistema atual do futebol, com o objetivo de criar uma Superliga com 20 equipes fixas – assim como a NBA – e não teria relação com FIFA ou UEFA. O plano detalhado em janeiro previa uma arrecadação de R$ 26 bilhões.

Por outro lado, a situação soou como elitização do futebol e tanto UEFA quanto FIFA resistiram a proposta, acarretando no recuo momentâneo dos clubes. Em troca, a UEFA faria alterações no formato da Champions League e assim a ideia é criar uma tabela única, com 36 times na primeira fase. Cada uma das equipes jogarão 10 partidas e os adversários de cada um seria definidos por rankings e sorteios. Ou seja, haveria quatro jogos a mais por time, em relação à fase de grupos.

No próximo dia 19 será realizada uma nova reunião que pode oficializar o novo formato da Champions League. As ligas nacionais devem resistir, já que podem perder espaço de jogos. Vale ressaltar que essa tentativa demonstra interesse dos gigantes europeus aumentarem suas finanças.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Guardiola dispara contra FIFA e UEFA sobre maratona de jogos do Manchester City

Santos e San Lorenzo se enfrentam nesta terça-feira; veja prováveis escalações

Jesse Lingard brilha, West Ham vence Wolves e ultrapassa Chelsea na Premier League

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você