Incidência de Covid-19 no futebol de SP equivale à de profissionais de saúde, diz estudo

Pesquisa revela que incidência do vírus no futebol paulista supera as mais altas do mundo

Por: Amanda Oliveira | 30 março - 10:03

Em meio à discussão sobre a continuidade ou a paralisação do futebol paulista durante a fase mais restritiva da pandemia de Covid-19, um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo (USP) comparou a incidência de infecção entre os jogadores da Federação Paulista de Futebol (FPF) com outras taxas registradas.

De acordo com a pesquisa, a incidência de contaminação no futebol paulista em 2020 foi de 11,7%. O índice, considerado alto, equivale ao de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Bruno Gualano, professor da Faculdade de Medicina (FM-USP) e coordenador da pesquisa, explicou os dados do estudo à Agência FAPESP: “É uma taxa de ataque bem superior à observada em outros países. Na liga dinamarquesa de futebol, por exemplo, foram quatro resultados positivos entre 748 atletas testados [0,5%]. Na Bundesliga [da Alemanha], foram oito casos entre 1.702 jogadores [0,6%]. Mesmo no Catar, onde há um risco moderado de transmissão comunitária, o número foi menor que o nosso: 24 positivos entre 549 avaliados [4%]. Comparados aos outros casos de que se tem registro, portanto, nossos jogadores se infectaram entre 3 e 24 vezes mais”.

Discussão sobre continuidade do Paulistão

Na reunião feita nesta última segunda-feira (29), a Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes da Série A1 elaboraram um novo documento para apresentar ao Ministério Público e o Governo do Estado e discutir, novamente, a continuidade do Campeonato Paulista em meio às duas restrições por conta da pandemia de Covid-19.

No documento, a entidade responsável pelo futebol paulista declara um aprimoramento dos protocolos de saúde utilizados na realização das partidas e sugere, ainda, que os jogos sejam a partir das 20h, de modo a respeitar o toque de recolher imposto pelo governo estadual.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Fortaleza está próximo de fechar com Marcelo Benevenuto, do Botafogo

Após folga, elenco do Corinthians volta a treinar sem previsão de jogos

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você