CBF atualiza calendário de competições femininas para a temporada de 2021; confira

O calendário conta com duas competições adultas e três nas categorias de base

Por: Thaynara Bernardo da Silva | 30 março - 08:17

Nesta segunda-feira (29), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou o calendário das competições femininas de 2021. O cronograma sofreu alterações, mas continuam previstas as duas competições adulta e três das categorias de base. A programação inclui a reserva de datar para os Campeonatos Estaduais, Datas Fifa, além de torneios da Conmebol.

O Campeonato Brasileiro Feminino A1 será a primeira competição a ter bola rolando na temporada. Com início previsto para 18 de abril, a o torneio nacional se estenderá até 24 de junho, quando o campeonato terá uma pausa para a disputa dos jogos de Tóquio 2020 (adiados para 2021). A última fase está programada para voltar em agosto.

Taça Brasileirão Feminino Sub-18 2020

Foto: Thais Magalhães/ CBF

O Brasileirão Feminino A2 não alterações na estreia, marcada para 16 de maio, com a fase inicial terminando em 18 de julho. Vale lembrar que o campeonato conta com representantes de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal.

Já nas competições de base, o calendário conta com a realização do Brasileirão Feminino Sub-16, Sub-18 e o Torneio de Desenvolvimento Sub-16 e Sub-14.

Entenda como funcionam as competições femininas:

Campeonato Brasileiro Feminino A1

O torneio conta com 16 clubes participantes – 12 remanescentes da edição A1 e 4 oriundos da edição A2 do ano anterior. A disputa é em grupo e turno único, onde todas as equipes se enfrentam e os oito melhores colocados vão para os confrontos em mata-mata, até a final. Ao todo, são 21 datas e 134 jogos.

Campeonato Brasileiro Feminino A2

Já a série A2 conta com 36 clubes participantes – 27 campeões estaduais, 4 oriundos da edição A1 e os cinco melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes (Masculino). Assim, o torneio é organizado em seis grupos com seis clubes cada. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a 2ª fase, junto com os quatro melhores teiceiros. Os classificados disputam mata-mata, até a final. São disputados 120 jogos em 13 datas.

Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18

Com 24 participantes, a competição é formada por seis grupos com quatro clubes cada. Os oito melhores avançam e formam dois grupos de quatro. Os dois melhores de cada grupo avançam e jogam semifinal e final em mata-mata. O torneio conta com 90 jogos em 13 datas.

Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16

Possui 12 participantes, que são montados em três grupos de quatro. Os dois melhores de cada grupo avançam para a semifinal, disputada em jogo único, assim como a final. Em nove datas são disputados 22 jogos.

Torneio de Desenvolvimento de Futebol Sub-16 e Sub-14

Formado por dois grupos com quatro clubes cada, que jogam dentro do próprio grupo em turno único – em sistema de pontos corridos. Os dois primeiros colocados de cada grupo disputam semifinal em jogo único, assim como a final. Ao todo são 16 jogos em 13 datas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

CBF divulga seleção da primeira fase da Copa do Brasil e deixa Corinthians de fora

Fluminense recebe o Vasco nesta terça-feira pelo Carioca; veja prováveis escalações

FPF aprimora protocolos de saúde e sugere jogos do Paulistão a partir das 20h

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você