Elza Soares - Biografia, Últimas Notícias, Curiosidades, Idade e muito mais!

Elza Soares foi uma cantora brasileira, considerada pela rádio britânica BBC Londres a cantora brasileira do milênio

Elza Soares foi uma cantora brasileira, considerada pela rádio britânica BBC Londres a cantora brasileira do milênio

O que faz: Cantora
Onde nasceu: 23/06/1930 (idade 91 Anos), Rio de Janeiro, RJ
Falecimento: 20/01/2022
Signo: Câncer
Elemento do Signo: Água

Elza Soares nas redes sociais Artistas relacionados com Elza Soares

Perfil: Elza Soares

Elza Gomes da Conceição, nacionalmente conhecida como Elza Soares, foi uma cantora e compositora brasileira, Elza cantava os gêneros samba, bossa-nova, MPB, soul, jazz, rockmúsica eletrônica. A cantora foi uma dos dez filhos de Avelino Gomes Soares e Rosária Maria da Conceição.

A cantora cresceu em um cortiço em Água Santa, no Rio de Janeiro. Aos 13 anos, sofreu uma tentativa de abuso sexual de um amigo da família, Lourdes Antônio Soares, seu pai a forçou a se casar com ele e a abandonar os estudos. Elza teve seu primeiro filho aos 14 anos e, era vítima de violência doméstica e sexual em sua casa constantemente, a cantora perdeu seus dois primeiros filhos para a desnutrição e sua filha, Dilma, foi sequestrada por vizinhos quando era bebê.

Elza ficou viúva aos 21 anos e trabalhava como faxineira para sustentar seu filho caçula. Em 1953, a cantora participou do concurso de calouros, Calouros em Desfile, apresentado por Ary Barroso, o apresetador tentou ridicularizá-la, pois Elza vestia um vestido velho de sua mãe, ajustado por alfinetes de fraldas de bebê. Ary perguntou de “De que planeta você veio, minha filha?”, Elza respondeu: “Do mesmo planeta que o senhor, Seu Ary. Do planeta fome.” A cantora recebeu nota máxima e foi elogiada por Ary que afirmou que naquele momento nascia uma estrela.

Com o dinheiro de sua participação no programa, a cantora conseguiu cuidar do filho e, devido à um desafio de seu irmão, Elza fez um teste como cantora para uma orquestra e foi aprovada interpretanto Lamento, a cantora acompanhava a orquestra em apresentações, festas e eventos sociais, muitas vezes Elza não era autorizada a cantar, pois os clubes não queriam uma cantora negra no palco.

Como Elza Soares conheceu Garrincha?

Em 1959, a cantora lançou o seu primeiro single Se Acaso Você Chegasse, foi a estreia do gênero que dominou a carreira de Elza nos anos 60, o sambalanço. No começo dessa década, Elza conseguiu se dedicar totalmente à carreira artístistica, ela começou a cantar semanalmente em uma rádio e, depois, passou a ser convidade para participar de programas na televisão.

Em 1962, Elza foi ao Chile representando o Brasil durante a Copa do Mundo de 1962, nesse período a cantora começou a se relacionar com o jogador de futebol Mané Garrincha, o jogador era casado, após um ano de relacionamento, Elza deu um intimato a Garrincha, o jogador terminou o casamento e assumiu Elza, entretanto o relaionamento só foi assumido à impresa e público em 1966, Elza foi acusada pela imprensa e pelo público como destruidora de lares.

O casal sofreu com assédios dos fãs e ameaças do público, o casal saiu do Rio de Janeiro com os filhos e se transferiu para São Paulo por um período de tempo, o casal teve pedras arremessadas contra a sua residência, cartas e ligações anônimas com ameaças, perseguições da polícia, tentativa de sequestro e atentado a tiros. Elza foi convidada a realizar uma turnê na Itália, a cantora e a família foram morar em Roma no período.

Elza adotou as filhas do casamento anterior de Garrincha após a morte da primeira esposa do jogador, as seis filhas foram morar com a cantora, o jogador e os filhos dela no Rio de Janeiro. Em 9 de julho de 1976, nasceu o único filho de Elza e Garrincha, Manuel Francisco dos Santos Júnior.

O casamento do casal foi marcado por violência doméstica, humilhações e alcolismi, Elza pediu o divóricio do jogador após flagrá-lo, alcoolizado, segurando Manoel pelo pé, ameaçando jogá-lo escada abaixo. O relacionamento da cantora com Garrincha durou 20 anos, sendo 16 casados, o jogador foi o grande amor da cantora.

Como Elza Soares perdeu os filhos?

Elza teve oito filhos,sete filhos do seu primeiro casamento e um com Garrincha, a cantora perdeu dois bebês (não-nomeados) recém-nascidos por desnutrição e fome durante o primeiro casamento da cantora, seu filho com Garrincha, Manoel, morreu com nove anos, em 1986, vítima de um acidente de trânsito. Gilson, seu quinto filho, faleceu em 2015, vítima de complicações de infecção urinária.

A cantora foi a mãe de João Carlos, Gerson, Gilson, Dilma, Sara e Manoel, Gerson foi dado para a adoção, pois Elza não tinha como criá-lo e Dilma foi sequestrada quando era bebê por um casal que tomava conta dela enquanto a cantora trabalhava, Elza só reencontrou a filha 30 anos depois do sequestro.

Elza Soares para ouvir

A cantora lançou 33 álbuns de estúdio, incluindo Do Cóccix ao Pescoço indicado ao Latin Grammy Awards em 2003 na categoria de Melhor Álbum de Música Popular BrasileiraA Mulher do Fim do Mundo vencedor do Latin Grammy Awards em 2016 na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira e Deus é Mulher indicado ao Latin Grammy Awards em 2018 na categoria de Mlehor Álbum de Música Popular Brasileira.

De seus 33 álbuns de estúdio, 17 foram lançados pela gravadora Odeon, Elza esteve em contrato com a gravadora de 1960 até 1973, a relação se deteriorou quando Elza quis gravar um álbum com Roberto Ribeiro, a gravadora não queria lançar o álbum, a cantora não aceitou a negação e disse que ou o álbum sairia ou ela sairia da gravadora. Sangue, Suor e Raça foi lançado em 1972 e considerado um sucesso pela crítica e público.

Elza lançou três álbuns ao vivo: Carioca da Gema (1999), Beba-Me (2007) e Elza Canta e Chora Lupi (2016), a cantora também lançou oito coletâneas, a primeira e mais famosa foi Grandes Sucessos de Elza Soares, lançada em 1978 pela gravadora Trapecar.

Onde Elza Soares morreu?

A cantora faleceu de causas naturais em sua casa no Rio de Janeiro em 20 de janeiro de 2022, Elza tinha 91 anos e, dois dias antes de sua morte, gravou um DVD no Theatro Municipal de São Paulo.

Homenagem da BeyGOOD (Fundação da Beyoncé) a Elza Soares

Homenagem da BeyGOOD (Fundação da Beyoncé) a Elza Soares


Metropolitana FM © 2012 | Av. Paulista, 2200 - 14º Andar - São Paulo - SP - CEP: 01310-300