Coronavírus: moradores das periferias ignoram alerta de quarentena e saem às ruas normalmente

Apesar do alerta das autoridades, aglomerações continuam acontecendo

Por: Gabriela Ellin | 21 março - 18:52

Mesmo com o alerta das autoridades para que se fique em casa, os moradores das periferias ainda seguem saindo às ruas normalmente.

O número de casos no Brasil já ultrapassa mil infectados, mas, segundo relatos nas redes sociais, os moradores das comunidades estão comentando que os pequenos comércios estão com funcionamento normal e que as pessoas continuam fazendo confraternizações em suas casas, nas ruas, em bares, bailes funk continuam acontecendo, etc.

O governador João Doria, decretou neste sábado (21) que o estado de São Paulo entre em quarentena a partir do dia 24 de março por, no minimo, 15 dias, com o funcionamento apenas dos serviços essenciais para a população como farmácias e supermercados.

Pandemia de coronavírus

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente que estamos vivendo uma pandemia do novo coronavírus.

Diferentemente de epidemia, este termo é usado quando uma doença atinge diversos continentes do mundo com transmissão sustentada entre pessoas. Este tipo de contágio se dá quando um paciente infectado não visitou um país afetado e transmite o vírus para outra pessoa, que também não viajou.

“Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 fora da China aumentou 13 vezes e a quantidade de países afetados triplicou. Temos mais de 118 mil infecções em 114 nações, sendo que 4 291 pessoas morreram”, disse Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. Segundo ele, a confirmação da pandemia não muda a avaliação da OMS da ameaça representada pelo vírus.

“Estamos chamando todos os países para ativar e intensificar mecanismos emergenciais de resposta, buscar casos suspeitos, isolar, testar e tratar todo episódio de Covid-19, além de traçar as pessoas que tiveram contato com ele. Preparem-se, detectem, protejam, tratem, reduzam o ciclo de transmissão, inovem e aprendam”, concluiu.

LEIA MAIS:

Coronavírus: Apresentador do Jornal Nacional tem estado grave e respira com ajuda de aparelhos

Coronavírus: Atriz de “La Casa de Papel” recebe diagnóstico e é isolada