UNINOVE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA QUALIDADE ONDE VOCÊ ESTIVER Inscreva-se

Não erre

5 erros mais comuns na hora de fazer a redação do ENEM

 

saasas

A redação, no vestibular, sempre tem um grande peso. Então, é bom sempre arrasar. 

Separamos para vocês os principais erros cometidos em redações. Assim, você já fica atento para não cometê-los e não diminuir sua nota.

Confira:

1- Usar gíras

Pô, mano, mó mancada isso aí! Não zoa, né! 

Usar gírias na redação é uma péssima ideia. O exercício sempre exige a “normal culta da língua portuguesa”. Isso quer dizer conjugação verbal, concordância nominal, gramática correta… E nada de gírias! 

2- Linguagem requintada

Do lado oposto da gíria, estão as palavras rebuscadas. Ocasionalmente o azo não reivindica tais condutas. 

Achou chato de ler? Os examinadores também. Opte por “Normalmente a ocasião não precisa disso”.

3- Frases compridas demais

A galera usa frases enormes. Muito grandes mesmo. O parágrafo é composto de uma frase só, basicamente. Não faça isso! Prefira prases curtas e objetivas. Como essas nossas! Mas mudas a quantidade de palavras entre as frases torna o texto mais dinâmico e divertido de ler.

4- Generalização e/ou senso comum

Não diga nunca que “todo mundo”, ou “ninguém” faz alguma coisa. Ou que algo “sempre” ou “nunca” acontece. Generalização é algo que não deve ser feito. O senso comum também deve ser evitado. Não diga nada a não ser que tenha uma base concreta de estudo.

5- Não passe sua opinião como fato

Deixe sempre claro o que é fato e o que não é. Você achar que o socialismo é um sistema sempre falho é opinião. Mas se você citar os casos em que o socialismo falhou, são fatos. Saiba diferenciar.

 

RECOMENDADAS PRA VOCÊ

Deixe seu comentário