Nova regulamentação do Marco Civil acaba com WhatsApp e Facebook grátis no celular

Por: Alefy Soares | 12 Maio - 7:20 PM | comentários

O último dia do governo de Dilma Rousseff, antes de seu afastamento por 180 dias, foi marcado por algumas ações rápidas e polêmicas. Dentre elas, estão algumas alterações no Marco Civil da Internet, que vão atingir diretamente muitas pessoas.

DF - DILMA/FILLON - POLÍTICA - A presidente Dilma Rousseff e fala à imprensa após reunião com o primeiro-ministro da França, François Fillon,  no Palácio do Planalto, em Brasília,   nesta quinta-feira.   15/12/2011 - Foto: PEDRO LADEIRA/FRAME/AE

A alteração feita que causou mais impacto é: impedir a priorização de “pacotes de dados em razão de arranjos comerciais”. Ou seja, isso pode impedir operadoras de telefonia móvel de colocar Facebook, Whatsapp e Twitter sem descontar da franquia de dados.

whatsapp

O motivo? Isso pode causar uma espécie de privilégio para clientes de uma operadora, e não de outra. O Marco garante “a preservação do
caráter público e irrestrito do acesso à internet e os fundamentos, princípios e objetivos do uso da internet no País”, deixando claro que todos os clientes devem ter o mesmo direito.

whatsapp_8d7h

Será que realmente vão impedir algumas operadoras de fazer pacotes gratuitos? O que você achou da mudança?

Deixe seu comentário