10 mitos e verdades sobre a bateria do celular que você não sabe

Por: Alefy Soares | 06 novembro - 11:39 AM | comentários

Existem muitos mitos sobre a bateria dos smartphones que, na maioria dos casos, tiram a nossa paciência. Pensando nisso, a galera do “Segredos do Mundo” fez uma lista caprichada sobre tudo o que vocês não sabiam sobre a tão amada/odiada bateria do celular!

Confira:

1. Celulares carregam mais rápido com tomadas de 220V?

17

Segundo especialistas, isso não passa de um mito. O adaptador dos carregadores converte a tensão das tomadas para a tensão correta para os celulares. Assim, não interessa se é uma tomada 110V ou 220V, a bateria do celular vai carregar na mesma velocidade em ambas as situações.

 

2. Carregadores universais queimam a bateria do celular?

22

É verdade, pelo menos em partes. É preciso prestar atenção na corrente que o carregador do celular suporta. Se ela for maior que o necessário, a bateria do celular vai queimar.

No entanto, alguns aparelhos já têm um sistema de proteção que protegem a bateria, independente da corrente. Esses, claro, são raridade no mercado.

 

3. Carregadores portáteis colocam em risco a bateria do celular?

33

Mito completo. A não ser, claro, que não seja um carregador portátil original. Se forem, eles só vão carregar o celular mais lentamente, por ter uma potência menor, mas não impactará a vida útil da bateria do celular.

 

4. A bateria do celular carrega mais rápido no modo avião?

43

Achou que fosse mentira, né? Mas é verdade. Especialistas garantem que, no modo avião, o celular corta a comunicação com a rede, por isso, deixa de desperdiçar bateria com algumas funções. Mas ainda não se sabe o quanto mais rápida a carga se torna desse modo.

 

5. Baterias atuais não viciam?

53

Pode ficar mais calmo, porque essa é um grande verdade. Antes, se você não fizesse a carga completa, logo depois da bateria do celular descarregar por completo, sua bateria poderia mesmo ficar viciada. Agora, no entanto, isso não acontece mais devido aos materiais com os quais as baterias são feitas.

 

6. Deixar o celular plugado na tomada depois de carregado compromete seu funcionamento?

63

Mito. Não se preocupe com isso. Quando a bateria do celular carrega completamente, o circuito elétrico, simplesmente, desarma e deixar de consumir energia.

 

7. Carregar a bateria com o celular desligado é melhor?

71

Isso é um mito, ou melhor, mais ou menos. Especialistas dizem que, com o celular desligado, nenhuma outra função recebe energia, a não ser a bateria do celular. Então não é que seja melhor, pode funcionar de maneira mais rápida, assim como no modo avião.

 

8. Baterias antigas duravam mais?

81

Mito, mito e mito. O problema, acredite, não está na bateria do celular, mas na forma que o aparelho consome a bateria. Isso porque, atualmente, todos os celulares estão conectados à rede e isso consome muito energia do aparelho. Há quem diga até que, baterias antigas não durariam uma hora, se usada por um celular atual.

 

9. É preciso usar a bateria do celular até o final para carregá-la?

9

Mito, claro. Como já explicamos, as baterias atuais não viciam e não muito mais eficientes que as antigas. Assim, não contam com restrições como essas.

 

10. Com o tempo, a bateria retém menos carga?

111

Verdade, infelizmente. Segundo especialistas, baterias de celulares são como as de carros, pelo menos na forma como funcionam. Assim, com o passar do tempo, a bateria não retém mais tanta carga, devido à vida útil dela. Hoje em dia, a bateria de um smartphone tem vida útil, em média, de 2 anos.

Fonte: Estadão/ Segredos do Mundo

Deixe seu comentário