é a dança do desempregado

Taxa de desemprego de junho é a maior em 5 anos

 

Dados divulgados pelo IBGE apontam que a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil subiu para 6,9% em junho, sendo a maior taxa para o mês desde 2010. O que aconteceu, foi uma intensificação nas demissões em diversos setores.

“A dispensa que ocorreu agora em junho é mais acentuada. Antes, você tinha um processo de dispensas que estava mais na indústria e na construção. Agora, começa a haver processos de demissões em setores que não estavam dispensando tanto, como o comércio”, explicou Adriana Beringuy, técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Em junho, o comércio demitiu 95 mil pessoas em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto os outros serviços dispensaram 114 mil trabalhadores. Foram os maiores cortes em termos absolutos no período.

A pesquisa também aponta que o número de empregados com carteira assinada no setor privado diminuiu 2% em junho em relação a 2014, o que significa que foram fechados 240 mil postos de trabalho formais nesse período. Porém, isso não significa que o número de empregados sem carteira no setor privado tenha aumentado. Pelo contrário, esse número representou um corte de 16 mil vagas.

RECOMENDADAS PRA VOCÊ

Deixe seu comentário

MAIS DIVERSÃO

Carregar Mais