Dia da Mulher!

#SemanaDaMulher: Por que o Dia Internacional da Mulher é 8 de março?

Hoje é um dia de luta, principalmente!

 

Geralmente atribuímos como marco para o Dia da Mulher, o incidente ocorrido em 1930, onde 130 mulheres morreram carbonizadas em uma fábrica têxtil em Nova York. Entretanto o acontecido não foi em 8 de março, mas sim, no dia 25 do mesmo mês e foi muito importante para a luta pelos direitos femininos. A data já vinha sendo “pensada” antes. 

operarias1

O primeiro Dia da Mulher foi comemorado em 1908, nos Estados Unidos, quando foi feita uma passeata em prol da igualdade econômica e política do país. É importante lembrar que o contexto anterior a isso era de jornadas de 15 horas diárias, salários baixos e muito trabalho infantil. 

dia da mulher 2

Porém, a comemoração só começou a tomar o formato que conhecemos depois de uma conferência na Dinamarca, feita em 1910, em que foi instituída a data e o objetivo era obter apoio para a luta pelo direito de voto das mulheres (sufrágio universal). Mesmo assim, só em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres e somente em 1975, quando comemorou o “Ano Internacional da Mulher”, a data foi plenamente reconhecida. 

EUA-marcha-ny-feminista-19770827-ap-G

“O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países”, segundo a professora Maria Orlato Selem da Universidade de Campinas (Unicamp). 

dia da mulher

Força a todas as mulheres nesse dia! 

RECOMENDADAS PRA VOCÊ

Deixe seu comentário

MAIS DIVERSÃO

Carregar Mais