Morre dublador que fez a voz de Darth Vader no Brasil

Por: Alefy Soares | 31 julho - 10:38 AM | comentários

Silvio Navas era um dublador famoso por ter emprestado sua voz para personagens como Darth Vader, da saga Star Wars,  Mumm-Ra, da animação Thundercats e outras dezenas de séries, filmes e animações.

Infelizmente, Navas morreu na ultima sexta-feira (29). O dublador estava com 74 anos e trabalhava como dublador desde os anos 60 em diversos estúdios. Com mais de 50 anos de carreira, ele também desempenhou a função de ator e diretor de dublagens brasileiras. A causa de sua morte não foi divulgada.

gif no

Natural de Santos, no litoral de São Paulo, na lista dos personagens mais famosos que dublou estão Willy Wonka, interpretado pelo ator norte-americano Gene Wilder, na versão de 1971, do clássico ‘A Fantástica Fábrica de Chocolates’ e Don Vito Corleone, o padrinho, interpretado por Marlon Brando em ‘O Poderoso Chefão’.

Os trabalhos mais lembrados são o da voz de Darth Vader, da franquia Star Wars, e também do vilão Mumm-Ra, eterno inimigo de Lion-O, no desenho animado Thundercats. 

silvionavas01

Navas também ministrava cursos sobre dublagem. O corpo do artista foi velado na Santa Casa de Misericórdia de Santos nesse sábado (30).