Desacelera!

Sinais de que você está à beira de um ataque de nervos

Preste atenção a estes sete sinais e veja se não está na hora de desacelerar

 

Todos nós passamos por momentos de estresse na vida e algumas vezes parece que tudo está pesado demais. Outras vezes, mal conseguimos perceber que estamos à beira de um colapso nervoso. 

A professora de psicologia médica da Columbia University Medical Center, Erin Eagle, explica que: “Um colapso nervoso é uma situação em que a pessoa não consegue funcionar normalmente, por causa de um grande estresse” e pode ser desencadeado por qualquer situação, como problemas no trabalho ou relacionamento, por exemplo. E a resposta do corpo pode ser bem clara a essas situações. 

1 – Sintomas de ansiedade e depressão

Erin afirma que pessoas perto de sofrer um colapso podem  ter menos autoestima e autoconfiança, além das crises de choro. Esses indivíduos podem ainda experimentar sensação de culpa, sem motivo aparente. 

ansiedade-e-depressao

2 – Dormir mal

Alterações no sono são indicativos de que algo não vai bem. Algumas pessoas dormem mais, como um escape da realidade, outras dormem menos porque seus cérebros estão sobrecarregados e elas “levam seus problemas pra cama”.   

woman in bed rude awakening tired exhausted

3 – Sensação de cansaço 

Quando você se sente mais cansado do que o normal, pode ser que algo não está bem. Outros sinais de alerta: se sentir fraco, sem disposição e dificuldades para realizar as mais simples tarefas do cotidiano. 

Junge Frau sitzt ghnend und schlfrig im Bro

4 – Alterações de apetite 

Você pode estar comendo demais, ou de menos. Tudo isso por causa do cortisol, hormônio liberado pelo estresse, que faz com que tenhamos vontade de comer coisas com muito açúcar ou gordurosas. 

apetite

5 – Dores físicas

Dor no estômago ou de cabeça, quando muito comuns, podem ser sinais de problemas emocionais. Uma porcentagem das pessoas apresenta problemas intestinais como constipação ou diarreia. 

dor de cabeca

6 – Dificuldades de concentração 

Você começa a ter dificuldades para concentrar, ou esquece o que leu ou aprendeu ultimamente. 

Concentração

7 – Dificuldades para respirar

Quando não conseguir respirar direito, sentir aperto no peito ou respirar rápido demais, tente respirar de forma mais lenta e profundamente. 

respiração gif

Não descuide de sua saúde mental, faça algo como hobby, uma atividade física e procure ter uma alimentação balanceada. É importante também procurar ajuda médica se sentir que não está bem. 

RECOMENDADAS PRA VOCÊ

Deixe seu comentário