Dia do Amor?

Por que comemoramos o Dia dos Namorados em dia diferente?

Enquanto todo mundo comemora no dia 14 de fevereiro o Valentine´s Day, comemoramos no dia 12 de junho o Dia dos Namorados

 

Sempre que vemos comemorações e matérias sobre o Valentine´s Day, nos perguntamos o porquê de outra data nos outros países.  O nosso dia para “comemorar o amor” é 12 de junho, véspera de Santo Antônio. Lá fora, o pessoal comemora São Valentim, que também dá uma ajuda aos apaixonados.  

O motivo é puramente comercial: uma loja contratou, em 1948, o publicitário João Dória (sim, o pai do atual prefeito de São Paulo!) para criar alguma ação que alavancasse as vendas de junho, que eram baixas. Inspirado no dia das mães, Dória criou uma data para que as pessoas apaixonadas trocassem presentes. Sendo assim, ele pensou na véspera do dia do santo casamenteiro. 

As propagandas da época diziam o seguinte: “Não é só com beijos que se prova o amor!” ou “Não se esqueçam: amor com amor se paga”. A ação ganhou como melhor do ano na Associação Paulista de Propaganda. A ideia só pegou no resto do Brasil no ano seguinte. Com o passar do tempo, a data se tornou o que conhecemos hoje.  

Veja abaixo a propaganda “vintage”: 

An--ncio1

Resumindo, não importa se você comemora um dia ou outro, o importante é amar! 

Você gosta de comemorar alguma das duas datas? Comente! 

RECOMENDADAS PRA VOCÊ

Deixe seu comentário