VOCÊ SABE...

Como surgiu o dia das mães?

 

 

Hoje (10), segundo domingo de maio, é comemorado o Dia das Mães!

Mas como surgiu essa data comemorativa?

Desde o passado bem distante há relatos de rituais e festas em torno da figura materna e de fenômenos como a fertilidade, mas foi apenas no século XX que as mamães ganharam uma data oficial no calendário mundial, graças a Anna Jarvis.

Anna perdeu sua mãe em maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia, EUA. Com a morte da mãe, ela decidiu organizar com a ajuda de outras moças um dia especial para homenagear todas as mães e para ensinar as crianças a importância da figura materna.

A repercussão do tema logo chamou atenção de líderes locais e do então governador do estado de Virgínia, William E. Glasscock, que definiu a data como o dia oficial de comemoração em homenagem às mães.
Logo a repercussão da celebração se espalhou em outros estados até que em 1914, o então presidente dos EUA, WoodrowWilsonpropôs que o dia nacional das mães fosse comemorado em todo segundo domingo de maio. No Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Mas foi somente em 1932 durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que o Dia das Mães passou a ser como nos Estados Unidos, isto é, todo segundo domingo do mês de maio.

tumblr_lksk8xqZVR1qescdno1_500

RECOMENDADAS PRA VOCÊ

Deixe seu comentário