8 doenças raras e chocantes que você nunca viu

Por: Redação Metropolitana | 24 dezembro - 1:03 PM | comentários

Existem milhares de doenças raras por todo o mundo, mas algumas são tão, mas tão difíceis de encontrar, que você provavelmente nunca tenha ouvido falar. Mas não se preocupe, a galera do Segredos do Mundo vai te mostrar!

Confira 8 doenças raras e chocantes que você nunca viu:

1. Síndrome de Cotard

1-31

Uma das doenças raras que existem por aí e você pode nunca ter ouvido falar é a Síndrome de Cotard. Embora ela se manifeste apenas na cabeça do doente e não tenha nenhum sintoma físico, a Síndrome faz com os portadores acreditarem que estão mortos. Além disso, as pessoas com Cotard também costumam ser depressivas e paranoicas.

 

2. Nistagmo

2-2

Também chamada de doença dos olhos, o nistagmo se trata de uma desordem cerebral que prejudica as funções do labirinto, parte interna do ouvido, que ajuda a manter o equilíbrio e a controlar os movimentos dos olhos. Como resultado desse problema, a pessoa que sofre com nistagmo experimenta sempre movimentos oculares rápidos e involuntários.

 

3. Oligodactilia

3-29

Têm esse problema pessoas que nascem com menos dedos que o normal. Mas, de forma geral, os dedos existentes são funcionais. Essa é uma condição hereditária, mas pode estar associada também a doenças como a síndrome de Roberts, uma doença genética, em que o paciente tem anormalidades físicas e mentais.

 

4. Polidactilia

4-26

Ao contrário da oligodactilia, essa condição se caracteriza pelo número a mais de dedos que o normal. E, se você acha que a polidactilia não se trata de uma das doenças raras dessa lista, fique sabendo que apenas 1 em cada 1 mil crianças nascem com algum grau dessa condição. No entanto, é mais raros ainda quando os dedos extras são completamente normais e funcionais. Essa é uma doença hereditária.

 

5. Epidermodisplasia verruciforme

6-21

Essa também é uma das doenças raras que você vai conhecer hoje e, com certeza, é uma das mais assustadoras que você vai conhecer em toda vida. Isso porque essa condição hereditárias deixa a pessoa suscetível ao HPV e faz com que o doente fique passível ao crescimento de tumores de pele, muito parecidos com cascas de árvores. Câncer de pele também é uma possibilidade muito presente na vida das pessoas que sofrem desse mal.

 

6. Doença de Hailey-Hailey

7-14

Chamada Pênfigo Crônico Familiar Benigno ou Doença de Hailey-Hailey, essa é uma das doenças raras que existem pelo mundo e que você, provavelmente, não conhece. Ela é hereditária e se trata do resultado de uma mutação do gene que regula a integridade das células da superfície da pele.

Quem sofre do problema, sofre com feridas abertas, vermelhas e escamosas, às vezes cobertas de bolhas, todas as vezes que sofrem um atrito. Nesse caso, as células da pele meio que se separam.

 

7. Hipertricose

8-13

Também chamada de Síndrome do Lobisomem, essa doença é caracterizada pelo crescimento excessivo de pelos por todo o corpo. A causa da desordem ainda não é conhecida pelos médicos, mas, ao que tudo indica, se trata de uma condição genética.

 

8. Argyria

9-14

Essa é outra das doenças raras de nossa lista e que se caracteriza por deixar a pele das pessoas azulada ou acinzentada. Conforme especialistas, a doença é o resultado do envenenamento com prata, geralmente por meio da ingestão do minério.

Deixe seu comentário