Ex-BBB Matteus admite uso de cotas raciais para ingressar na faculdade; entenda o caso

Ex-BBB Matteus admite uso de cotas raciais para ingressar na faculdade; entenda o caso - Metropolitana FM

Matteus Amaral, ex-participante do ‘Big Brother Brasil 2024’ que ficou conhecido pelo nome da cidade em que nasceu, Alegrete, no Rio Grande do Sul, está sendo acusado na web por ter se declarado preto para ingressar a um curso superior em um Instituto Federal do seu estado.

+ Tadeu Schmidt revela como foi a comemoração dele e de Boninho após o fim do “BBB 24”

Nesta sexta-feira (14), ele usou seu perfil oficial no Instagram para se pronunciar, pela primeira vez, sobre o assunto. Matteus negou ter usado a autodeclaração de má-fé. O ex-BBB contou que a inscrição teria feita por uma outra pessoa, que teria se enganado colocando-o como candidato pelas vagas reservadas para cotistas.

Confira a nota de esclarecimento na íntegra:

“Recentemente, surgiram informações de que, em 2014, fui inscrito no curso de Engenharia Agrícola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha sob moladidade de cotas para pessoas negras.

Esta nota tem como objetivo esclarecer as circunstâncias dessa inscrição e expressar minha posição a respeito.

A inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio. Entendo o papel fundamental das políticas de cotas no Brasil.

Por isso, lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política, o que nunca foi minha intenção.

Reafirmo meu arrependimento por quaisquer transtornos causados e meu compromisso contínuo em ser um defensor ativo da igualdade racial e social. Agradeço a oportunidade de esclarecer esse assunto e peço desculpas por qualquer mal-entendido que possa ter ocorrido.”

Faculdade onde ex-BBB Matteus estudou confirma inscrição em ‘vagas destinadas a candidatos pretos/pardos’

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), no Rio Grande do Sul, onde o ex-participante do ‘Big Brother Brasil 2024’ Matteus, estudou, enviou ao jornal EXTRA uma nota confirmando que a inscrição dele para o curso de Engenharia Agrícola “foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos”. A universidade explica ainda “que, naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato”. Veja abaixo a nota de esclarecimento do IFFar:

Nota enviada pela IFFar, onde o ex-BBB Matteus estudou. (Foto: Reprodução/ Jornal Extra)